O prefeito Lourenço Lorenceti participou do evento ‘O Futuro do Empreendedorismo Regional’, promovido pelo Sebrae de São José do Rio Preto. Realizado na manhã deste sábado, dia 2, o encontro reuniu autoridades e lideranças regionais, e também contou com a participação da Coordenadora de Educação de Marapoama, Daiane Bózoli.
Focada em discussões e atualização sobre as tendências e desafios do empreendedorismo na região, a ação foi uma oportunidade para a troca de experiências e geração de novos negócios.
“O empreendedorismo regional desempenha um papel muito importante no desenvolvimento econômico, por isso é necessário promover a criação e inovação dos negócios. Fortalecer essas ações também é uma ferramenta para gerar empregos, além de auxiliar os empreendedores em suas jornadas”, explica Lourenço.

O prefeito Lourenço Lorenceti esteve com o Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, e com o Secretário Executivo, Vinicius Mendonça Neiva, na última quinta-feira, dia 31. A reunião, que ocorreu em São Paulo, foi acompanhada pelo Secretário de Educação de Marapoama, Mauro Jerônimo da Silva.
“Entre os pedidos que fizemos, está uma verba que será utilizada para a aquisição de equipamentos para a Cozinha Piloto de Marapoama, projeto que consideramos extremamente importante”, explica Lourenço.
A Cozinha Piloto é uma unidade centralizada de produção de alimentos, utilizada por escolas ou outras instituições para preparar refeições com um controle mais rigoroso de qualidade. Segundo Lourenço, concentrar a produção em um único local irá gerar economia de recursos e otimizar a gestão da alimentação, além de garantir refeições mais nutritivas e saborosas.
“Essa reunião com os representantes da Educação do Estado de São Paulo foi muito produtiva. Acredito que, em breve, o projeto da nossa Cozinha Piloto sairá do papel”, finaliza.

Em época de estiagem, a Prefeitura de Marapoama está em alerta para risco de queimadas. A situação acompanha o cenário apontado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que coloca a região Noroeste Paulista em nível de emergência, o mais alto da escala.
Com índices de umidade relativa do ar abaixo do ideal, o município enfrenta condições climáticas que favorecem a propagação de incêndios, especialmente em áreas de vegetação e terrenos baldios. Diante do cenário, a Prefeitura reforça que é proibido utilizar fogo para limpeza de terrenos, além de queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro em áreas com mato seco. Essas ações são consideradas crimes ambientais e colocam em risco a vida de pessoas e animais, além de causarem danos graves ao meio ambiente e à saúde pública.
Por esses motivos, a Prefeitura e o Setor de Meio Ambiente pedem o apoio da população na prevenção e na denúncia de práticas irregulares.

A Prefeitura de Marapoama recebeu emenda no valor de R$ 100 mil, destinada pela Deputada Federal Renata Abreu. De acordo com o prefeito Lourenço Lorenceti, o valor será utilizado para o custeio da Saúde.
“Essa verba chega em boa hora e vem para reforçar o trabalho que estamos realizando para melhorar a rede municipal de Saúde”, explica.
A atuação dos vereadores Edinho Scaldelai e Rose foi decisiva para que a verba fosse liberada para Marapoama.
“Nos reunimos com a deputada Renata Abreu e apresentamos essa demanda da Saúde. Para nossa felicidade, ela entendeu a importância do pedido e agora enviou essa verba, que trará muitos benefícios para nossa cidade”, contam.


Onze mulheres foram atendidas durante mutirão gratuito para prevenção de câncer do colo do útero com a coleta do exame Papanicolau. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a ação aconteceu na manhã do último dia 19, na Unidade de Saúde de Marapoama.
Importante destacar que os exames preventivos continuam disponíveis na rede de Saúde. No caso do Papanicolau, a coleta é gratuita e, em caso de alteração no resultado, a paciente já tem todo o tratamento garantido.
A realização regular de exames preventivos é fundamental tanto para mulheres quanto para homens, pois permite a detecção precoce de doenças, incluindo cânceres, promovendo a prevenção e o tratamento eficaz.

Reconhecimento! Marapoama foi destaque no jornal O Regional, de Catanduva, por estar entre os quatro municípios que alcançaram 100% de taxa de alfabetização na região de Rio Preto. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e aponta que apenas quatro cidades da região – Marapoama, Santa Clara d'Oeste, Vitória Brasil e Marinópolis – atingiram 100% dos estudantes alfabetizados na idade correta. Para se ter ideia, em todo o País, a média é de 59,2%.
A manchete que destaca o ótimo desempenho de Marapoama foi publicada nesta quarta-feira, dia 23.
“Ver a nossa cidade sendo reconhecida por uma conquista tão importante é motivo de orgulho para nossa administração. Esse resultado também é fruto do trabalho de uma equipe comprometida com a Educação”, garante o prefeito Lourenço Lorenceti.
O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e é divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC.

Empresários de Marapoama ou interessados em montar o próprio negócio podem participar de evento promovido pela Desenvolve SP e o Banco do Povo Paulista no dia 29 de julho, a partir das 18h30, na Associação dos Fornecedores de Cana de Catanduva, localizada na Rua Antônio Girol, 150, Jardim Bela Vista.
Na ocasião, serão apresentadas linhas de crédito para Microempreendedores Individuais, micros, pequenos e médios empresários.
O evento é destinado para empreendedores de todos os ramos da economia (indústria, agroindústria, comércio e serviços).
A entrada é gratuita, com inscrição obrigatória, que pode ser antecipada através do link: https://forms.gle/gzvbvoHeTwUdCmbE8
Participe!

Marapoama está entre os quatro municípios que alcançaram 100% de taxa de alfabetização na região de Rio Preto. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e aponta que apenas quatro cidades da região – Marapoama, Santa Clara d'Oeste, Vitória Brasil e Marinópolis – atingiram 100% dos estudantes alfabetizados na idade correta. Para se ter ideia, em todo o País, a média é de 59,2%.
O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados, como parte do Compromisso Nacional
Criança Alfabetizada (CNCA), e é divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC. “Essa conquista é resultado do trabalho realizado por nossos professores, diretores, coordenadores e todos os profissionais envolvidos com a educação de Marapoama, que, com carinho, competência e dedicação oferecem as ferramentas necessárias para que a Educação de Marapoama seja uma das melhores do país”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.
O Indicador Criança Alfabetizada é calculado com base em um teste no qual cada estudante responde a itens de múltipla escolha, incluindo uma produção textual. O Inep fornece os itens para os testes aplicados e o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados. “Além de que essa conquista é fruto do nosso compromisso com as crianças e com o futuro do nosso município, já que a Educação é a principal forma de abrir portas para o crescimento pessoal, profissional e para a construção de uma sociedade igualitária e próspera”, concluiu Lourenço.
