A Prefeitura de Marapoama, por meio da Secretaria de Assistência Social, preparou uma atividade especial dentro da campanha Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio. No próximo dia 18, às 8 horas, será realizada uma palestra sobre sobre saúde mental na Câmara de Marapoama, conduzida pela psicóloga Bárbara Graziele de Oliveira Silva e pelo médico Paulo Roberto Floriano Júnior. O evento é gratuito e voltado ao público em geral.
O objetivo dessa ação é ampliar o diálogo e reduzir os preconceitos associados a questões de saúde mental, e promover a empatia, a compreensão e o apoio às pessoas que enfrentam desafios. Além disso, a palestra busca aproximar os serviços de saúde da população e estimular uma cultura de acolhimento.
Vale destacar que, em Marapoama, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços gratuitos de saúde mental durante todo o ano, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado.
Participe da palestra! Saúde mental é vida!

O prefeito Lourenço Lorenceti e o Secretário de Obras Samir Franchi participaram de reunião na Secretaria Estadual de Habitação, agendada pelo deputado Átila Jacomussi, na última terça-feira, dia 9. Durante o encontro, eles entregaram o projeto da Praça com Área de Lazer, que será implantada no Conjunto Habitacional Marapoama A.
Logo depois, Lourenço e Samir estiveram no gabinete do deputado Atila Jacomussi. Durante o encontro o deputado anunciou a liberação de emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil. “Além desse recurso, que será utilizado para custeio da saúde, o deputado garantiu que com o projeto da praça entregue na Secretaria da Habitação, vai continuar a articulação junto ao governador Tarcísio de Freitas para a liberação de verba para construção da praça do Conjunto Habitacional Marapoama A”, comemorou Lourenço.
Também na terça, o prefeito esteve no escritório do ex-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.
“Foi um dia bastante corrido, em que conversamos com lideranças sobre as necessidades de Marapoama. Temos uma série de obras e melhorias que queremos colocar logo em prática e essas reuniões e parcerias são importantes para que isso aconteça. O trabalho continua”, finaliza Lourenço.


A Educação de Marapoama se destacou mais uma vez e foi reconhecida pelo desempenho na avaliação do SARESP. Nesta terça-feira, dia 9, representantes da Secretaria de Educação participaram da cerimônia de entrega do Prêmio Excelência, na sede da Unidade Regional de Ensino de Catanduva.
O evento homenageou as unidades que atingiram ou superaram as metas estipuladas pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP), instrumento que analisa o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e serve como base para o repasse de recursos e definição de políticas públicas educacionais.
Em Marapoama, a EMEF Faride Aborihan recebeu o Prêmio Escola Ouro do SARESP, graças ao excelente desempenho dos alunos do 2º e 5º anos.
“Essa é mais uma conquista importante do nosso município, que reflete o compromisso e a dedicação de toda a equipe de Educação, além do empenho dos estudantes. Juntos, estamos construindo uma Educação cada vez melhor em nossa cidade”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.
Além de uma placa de reconhecimento, Marapoama também foi premiada com recursos financeiros, que serão revertidos em investimentos diretos para a escola Faride.

A Prefeitura de Marapoama reforça a importância da campanha “Setembro Amarelo”, com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio. Ao longo deste mês, ações envolvendo profissionais de saúde da rede municipal e pacientes serão realizadas.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, cerca de 38 pessoas morrem por suicídio todos os dias no Brasil, somando mais de 13 mil mortes por ano. Estima-se ainda que, para cada morte, haja de 10 a 20 tentativas.
Segundo especialistas, cerca de 90% dos casos podem ser prevenidos, especialmente com acolhimento e tratamento adequado de transtornos como depressão e ansiedade.
Em Marapoama, a Secretaria de Saúde disponibiliza serviços gratuitos de saúde mental, com acolhimento psicológico e social para crianças, adolescentes e adultos, garantindo acompanhamento contínuo e humanizado.
Canais de apoio e emergência
- CVV – 188 (ligação gratuita 24h) ou cvv.org.br (chat e e-mail)
- CAPS Marapoama (acolhimento e orientação)
- Pronto-Socorro (emergências)
