Com o apoio da Prefeitura, o Sebrae de Marapoama e empresários da cidade participaram do Empretec, principal programa de formação de empreendedores do Brasil. O seminário intensivo, promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae, foi realizado na última semana, em Rio Preto.
Com duração de seis dias, o curso contou com exercícios e debates para que os empreendedores desenvolvam competências para a vida profissional e, consequentemente, aumentem suas chances de sucesso.
“O Empretec é uma forma de aumentar o potencial das pessoas para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido. Durante o curso, o participante aprende a identificar seu potencial empreendedor, descobrir novas oportunidades de negócio e aumentar a rentabilidade da empresa. Apoiar iniciativas como essa é fundamental para o desenvolvimento econômico do nosso município”, garante o prefeito Lourenço Lorenceti.




A Prefeitura de Marapoama, por meio da Junta de Serviço Militar, informa que todos os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 devem realizar o alistamento militar obrigatório.
O procedimento pode ser feito de forma simples e rápida pela internet, no site oficial: www.alistamento.eb.mil.br. Para o cadastro, é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e um e-mail válido.
Caso o jovem não tenha acesso à internet ou encontre dificuldades para realizar o alistamento online, é possível comparecer presencialmente à Junta de Serviço Militar, localizada na Rua XV de Novembro, 141. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas.
Após o alistamento, o jovem poderá ser chamado para uma seleção nas Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), ou receberá o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), caso não seja selecionado. Mesmo quem não deseja servir precisa se alistar para regularizar sua situação com o serviço militar e garantir o acesso a direitos civis e oportunidades profissionais no futuro.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Marapoama, Eliana Bortolozzo Lorenceti, participou do lançamento do programa de Superação da Pobreza, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. O evento foi realizado na manhã de terça-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes. Além do governador Tarcísio de Freitas, participaram do lançamento a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, e a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.
Com um investimento de R$ 500 milhões, a iniciativa visa atender 35 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acompanhamento intensivo.
“O programa abrange áreas como habitação, segurança alimentar, educação e capacitação, com o objetivo de criar ações personalizadas para cada família atendida. Ficamos muito felizes com as propostas apresentadas que, sem nenhuma dúvida, ajudarão muitas famílias a romper o ciclo de pobreza”, comentou Eliana.
O programa de Superação da Pobreza é destinado a famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até meio salário mínimo, abrangendo cerca de 3,2 milhões de famílias no estado. Destas, 2,5 milhões já são beneficiárias do Bolsa Família.

O Pronto-Socorro de Marapoama está passando por reforma. O objetivo é melhorar a entrada de urgência, o estacionamento das ambulâncias, para garantir um melhor fluxo dos veículos e preparar o local para receber a Base da Ambulância do SAMU.
“Essa reestruturação do espaço vai facilitar o recebimento de pacientes transportados por ambulâncias, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
A reforma também vai incluir o reforço da sinalização no local.
“Essas mudanças contribuem para a melhoria geral do atendimento em nosso Pronto-Socorro, tornando aquele espaço ainda mais eficiente e seguro para o movimento de pacientes e profissionais de saúde”, conclui Lourenço.


O Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura, promoveu confraternização para o Grupo da Melhor Idade de Marapoama. Durante o evento, realizado neste mês de maio, além do tradicional bingo, foram comemorados os aniversários dos participantes.
“Essas confraternizações do grupo da Melhor Idade são sempre animadas, com muitas histórias e troca de experiências. Essa é uma forma de manter essas pessoas ativas, o que é fundamental para a saúde e a qualidade de vida”, explica a primeira-dama e responsável pelo Fundo Social, Eliana Bortolozo Lorenceti.
Importante destacar que essa atividade é realizada mensalmente e tem por objetivo estimular a socialização, o lazer e o bem-estar.



A Prefeitura de Marapoama, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, promoveu a VI Conferência Municipal de Saúde no último dia 16, sexta-feira. Além do prefeito Lourenço Lorenceti, também participaram do encontro o Bispo Diocesano José Benedito, o Padre Jonas Pimentel, o vice-prefeito Ede Meneguesso, o presidente do Legislativo Carlos Bortolozzo, e os vereadores Emerson Gregio, Cátia de Freitas e João Barbieri.
A conferência contou ainda com a participação de colaboradores da Saúde e população em geral.
“Recebemos a comunidade para discutir propostas para o nosso município. Todas as opiniões foram muito bem recebidas e serão analisadas para que, juntos, possamos aprimorar a Saúde de Marapoama”, explica o prefeito Lourenço.
Dirigido pelo secretario de Saúde, Luiz José Chiquim Filho, o evento contou com a palestra “Participação da comunidade no SUS: Cuidar da saúde é compromisso de todos”, ministrada pelo farmacêutico Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, que é especialista em Direito Sanitário, mestre em Gestão de Organizações de Saúde, ex-secretário municipal de Saúde e consultor em saúde pública.
“A contribuição de todos, em especial da população, é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e representativas, já que refletem as necessidades da comunidade. Isso só reforça o nosso compromisso com a saúde pública e com o nosso município”, conclui o prefeito.



