Notícias
  27/05/2025
Prefeitura promove Feira do Meio Ambiente com ações educativas e sustentáveis

Para discutir temas como educação ambiental e sustentabilidade, a Prefeitura de Marapoama promove a Feira do Meio Ambiente nos dias 3 e 4 de junho. A ação será realizada no Salão Comunitário e contará com apresentações de alunos, palestra da Brigada de Incêndio, distribuição de mudas de árvores, exposições e um espaço para o descarte correto de pilhas, baterias e lâmpadas, que não devem ser jogadas no lixo comum para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Além disso, a feira terá um ponto de arrecadação de roupas, que serão destinadas para a Campanha do Agasalho, vacinação contra a Gripe e sorteio de brindes.
“Essa é uma ação importante para a conscientização. Nossas equipes estão preparando um evento muito especial, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre os problemas ambientais e a necessidade de mudanças de hábitos”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
Durante a Feira do Meio Ambiente, também será possível entregar óleo de cozinha usado, que será encaminhado para o descarte correto. Quatro litros de óleo usado valem uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.
“Convidamos toda a população para participar das atividades da nossa feira e aprender mais sobre o meio ambiente. Ao adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia, todos podem contribuir para um futuro melhor e mais saudável”, finaliza Lourenço.

  22/05/2025
Gripe: Marapoama amplia vacinação para população acima de 6 meses

Marapoama ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população com mais de seis meses de idade. Até então, a vacina era destinada exclusivamente aos públicos considerados mais vulneráveis. A imunização é gratuita e está disponível de segunda a sexta-feira no Pronto-Socorro, das 8 às 17 horas.
A vacina oferecida no SUS é um imunizante trivalente atualizado para as cepas que devem circular neste inverno: dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um de influenza B. Como o vírus muda todos os anos, a vacina tem que ser renovada anualmente.
“Com a decisão do Ministério da Saúde de ampliar a vacinação, é importante que as pessoas busquem a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas, maior proteção para todos” afirmou o prefeito Lourenço Lorenceti, ao destacar que a Equipe de Enfermagem está também, realizando a vacinação em empresas, escolas e comércios. “Aproveitem para se imunizar, o vírus influenza é muito perigoso e pode levar a óbito”.

Gripe

A gripe é transmitida por meio das secreções respiratórias ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ocorrer por contato indireto, quando as mãos levam o vírus da superfície contaminada à boca, nariz ou olhos.
Medidas simples como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, e manter os ambientes ventilados ajudam a reduzir o contágio.
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da gripe, evitando complicações e o agravamento da doença.

  20/05/2025
Conferência debate propostas para melhorar saúde pública em Marapoama

A Prefeitura de Marapoama, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, promoveu a VI Conferência Municipal de Saúde no último dia 16, sexta-feira. Além do prefeito Lourenço Lorenceti, também participaram do encontro o Bispo Diocesano José Benedito, o Padre Jonas Pimentel, o vice-prefeito Ede Meneguesso, o presidente do Legislativo Carlos Bortolozzo, e os vereadores Emerson Gregio, Cátia de Freitas e João Barbieri.
A conferência contou ainda com a participação de colaboradores da Saúde e população em geral.
“Recebemos a comunidade para discutir propostas para o nosso município. Todas as opiniões foram muito bem recebidas e serão analisadas para que, juntos, possamos aprimorar a Saúde de Marapoama”, explica o prefeito Lourenço.
Dirigido pelo secretario de Saúde, Luiz José Chiquim Filho, o evento contou com a palestra “Participação da comunidade no SUS: Cuidar da saúde é compromisso de todos”, ministrada pelo farmacêutico Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, que é especialista em Direito Sanitário, mestre em Gestão de Organizações de Saúde, ex-secretário municipal de Saúde e consultor em saúde pública.
“A contribuição de todos, em especial da população, é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e representativas, já que refletem as necessidades da comunidade. Isso só reforça o nosso compromisso com a saúde pública e com o nosso município”, conclui o prefeito.