O Fundo Social de Solidariedade, com apoio da Prefeitura de Marapoama, promoveu curso sobre o plantio de orquídeas para o Grupo da Melhor Idade. Durante a ação, os participantes aprenderam a identificar as principais espécies de orquídeas; escolher os locais mais adequados para o plantio, considerando luminosidade e temperatura; selecionar o tipo de vaso correto e como realizar o plantio e replantio de mudas, além de métodos de controle de pragas e doenças.
“Com aulas práticas e dinâmicas, conseguimos conectar a turma da Melhor Idade a diferentes assuntos, como foi o caso desse curso sobre orquídeas. Essas ações oferecem diversos benefícios, incluindo a promoção da saúde mental e física, a socialização e a qualidade de vida”, explica a primeira-dama e responsável pelo Fundo Social, Eliana Bortolozo Lorenceti.


O 1º Triangular de Vôlei Intermunicipal de Marapoama, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, foi um sucesso!
No seu primeiro mês de formação, a equipe de Marapoama conquistou a segunda colocação na categoria Sub-14, que teve como campeã a equipe de Irapuã, que também conquistou a primeira colocação na categoria Sub-17. A segunda colocação na categoria Sub-17 ficou para equipe de Bady Bassit.
O 1º Triangular de Vôlei Intermunicipal foi realizado no Ginásio Poliesportivo de Marapoama, no último dia 7, e reuniu equipes de toda região.
O prefeito Lourenço Lorenceti parabenizou os organizadores do evento e, destacou a conquista de Marapoama. “Iniciamos o projeto do voleibol em pouco mais de um mês e já conquistamos essa classificação. Parabéns a todos os envolvidos na organização de nossa equipe”.




A primeira turma de gestantes do “Programa de Promoção à Saúde Física e Mental – Mamãe e Bebê” concluiu o curso promovido pela Prefeitura de Marapoama, através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social. Com a participação de futuras mamães, a ação proporcionou momentos de aprendizado, preparação para a chegada dos bebês e troca de experiências.
Durante as aulas, as gestantes receberam apoio emocional e orientações sobre amamentação, cuidados com o recém-nascido e alimentação saudável. Além disso, foram discutidos temas importantes como Pré-Natal e tipos de parto. No final do curso, o Fundo Social de Solidariedade distribuiu kits-Maternidade para as participantes.
“Nossa equipe se dedicou para oferecer um curso completo, acessível e acolhedor, com o objetivo de proporcionar mais segurança e tranquilidade para as futuras mamães nesse momento tão especial de suas vidas. As participantes se dedicaram bastante e estão prontas para garantir o melhor para os bebês que estão a caminho”, afirma a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Eliana Bortolozzo Lorenceti.
O curso contou com a participação de enfermeiras, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga, além de receber apoio dos agentes comunitários.




Para aumentar a segurança da população, a Prefeitura de Marapoama concluiu a instalação do sistema de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos do município. Segundo o prefeito Lourenço Lorenceti, o uso dos recursos tecnológicos contribuirá para inibir infrações, facilitar a identificação de indivíduos e veículos que possam vir a praticar delitos na cidade e aumentar a segurança da população.
“Esse sistema de monitoramento trará mais bem-estar e tranquilidade a toda comunidade, contribuindo para a gestão da segurança pública”.
Importante destacar que os equipamentos serão interligados a uma central de monitoramento, o que vai facilitar o trabalho das polícias Civil e Militar, que poderão acompanhar em tempo real as movimentações nos pontos fiscalizados.



A Prefeitura de Marapoama entregou os novos uniformes escolares para os alunos da rede municipal de ensino. O investimento garante que todas as crianças tenham uniformes novos para irem à escola.
“Os uniformes proporcionam mais conforto e igualdade para nossas crianças. Essa também é uma forma de valorizar e investir na educação, que sempre será prioridade em nossa administração”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
O novo uniforme é composto por um kit de seis itens: 2 camisetas de manga curta, 2 bermudas, 1 agasalho de frio e 1 calça.
“A entrega dos uniformes é uma política pública fundamental, que beneficia diretamente os alunos e suas famílias. Além de representar economia e aliviar o orçamento doméstico, ela reforça o sentimento de igualdade entre os nossos estudantes”.





Depois de um mês intenso de atividades, a campanha “Maio Laranja” foi encerrada com uma passeata em Marapoama. A ação alertou para a importância da conscientização e do enfrentamento do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Durante o mês, alunos da escola Bento de Siqueira receberam orientações sobre o assunto e, inclusive, participaram de bate-papo com a enfermeira Raquel, onde puderam esclarecer dúvidas.
Na Faride Aborihan foram exibidos vídeos relacionados a prevenção do abuso sexual. Além disso, os alunos da Bento prepararam e apresentaram um teatro na Faride.
Já na EMEI Criança Feliz, palestras também foram realizadas e os alunos plantaram flores, que são símbolos da Campanha Maio Laranja.
Além das ações nas escolas, palestras com os pais e responsáveis foram realizadas no CRAS.
As ações foram promovidas pelas Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, Conselho Tutelar, Centro de Referência e Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade. “Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns. Com esse trabalho, mostramos que estamos prontos para combater esse tipo de crime e proteger nossas crianças”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.






O prefeito Lourenço Lorenceti, acompanhado do deputado Estadual Átila Jacomussi, participou de reunião com o Secretário Estadual de Habitação, Marcelo Cardinale Branco, para solicitar melhorias no Conjunto Habitacional Marapoama A. Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira, dia 29, o prefeito solicitou recursos financeiros para implantar uma Praça com Área de Lazer no Conjunto Habitacional Marapoama A. “Esse é um pedido dos moradores e esperamos conseguir suporte para tirar esse projeto do papel”, garante Lourenço, ao destacar que o espaço irá proporcionar momentos de interação, lazer e bem-estar. “Essa é uma forma de promover ainda mais qualidade de vida aos moradores daquela região. Seguimos com a missão de melhorar nosso município”.


