Campanha para troca de óleo arrecada 480 litros em novembro e acumula arrecadação de 3.453 litros ne

A campanha para troca de óleo de cozinha usado por óleo novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, completa no próximo mês dois anos e meio de trabalho e conscientização em Marapoama. Durante o período, 5.891 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta.

Nesse mês de novembro, foram arrecadados 480 litros de óleo usado e, um acumulo de 3.453 nesse ano de 2019. A previsão, segundo a responsável pelo Setor de Meio Ambiente, Sônia Scaldelai, é que nesse ano de 2019 terá um aumento de mais de 100% na arrecadação em relação a 2.018, quando foram arrecadados 1.883 litros de óleo usado. "Nossa meta eram de uma arrecadação de 2.500 litros de óleo usado esse ano de 2019 e, sendo atingida, pensaríamos um número maior para 2.020, que deveria chegar a uns 3 mil litros. Agora vamos ter que repensar um número bem maior", comemorou Sõnia, ao destacar que o mutirão feito pelas ruas da cidade, para conscientizar e recolher o óleo usado, foi o principal motivo para o aumento. "O mutirão incentiva as pessoas e isso é muito bom, porque um conscientizado vai conscientizando os outros sobre os riscos de poluição da água".

De acordo com as pesquisas, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

"Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, sabão, detergente e produção de farinha básica para ração animal e biodiesel", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, apoiador e incentivador da campanha.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

O ponto de troca está localizado na Prefeitura Municipal, onde está instalado o Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar o Setor do Meio Ambiente para maiores informações.