Saúde de Marapoama realiza ação de vacinação contra sarampo

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, está orientando a população para que realize a imunização contra o sarampo. As doses são gratuitas e estão disponíveis no horário de atendimento normal da unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora de Saúde, Vanesa Meneguesso, a vacina oferecida é a SCR tríplice viral que, além do sarampo, previne também contra caxumba e rubéola. Ela é aplicada por meio de uma injeção subcutânea, e não deve ser tomada por gestantes ou pessoas com imunidade baixa ou comprometida. "Nossa cidade não registrou casos suspeitos ou confirmados da doença, mas cidades da região, como Catanduva já tem caso confirmado de sarampo e por isso é bom prevenir", disse Vanesa, ao destacar que a vacinação segue o calendário normal, mas que a população em geral deve procurar a unidade de saúde com a caderneta de vacinação para verificar a necessidade de colocar em dia as doses faltantes. "Caso a pessoa apresente documentação com esquema de vacinação incompleto, completar o esquema já iniciado"

Quem deve se vacinar: 1ª dose para crianças de com 12 meses e 2ª dose aos 15 meses. Pessoas até 29 anos duas doses para aqueles que nunca tomaram a vacina. Dos 30 aos 49 anos, dose única para aqueles que nunca tomaram a vacina.