Marapoama realiza a 1ª CaminhaCão contra os maus-tratos a animais

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, realizou no último dia 10, a 1ª CaminhaCão, caminhada Contra os Maus-Tratos de Animais. A concentração aconteceu na Praça da Matriz e seguiu pelas ruas da cidade. O intuito da caminhada foi o de sensibilizar a população para os maus-tratos de animais em situação de abandono nas ruas que ocorre com frequência, inclusive contra os cães e gato que constantemente são agredidos.

O evento, que teve o sorteio de caminhas, casinha de madeira, coleiras, bebedouros, brinquedos, banhos, tudo doados pelos dois Pets da cidade, contou com a participação de 33 cachorros. Ao final do evento, duas bicicletas foram sorteadas entre os participantes.

Segundo a responsável pelo Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, essa ideia surgiu a partir de quando passou a acompanhar os trabalhos de castração dos animais de rua para evitar a proliferação de animais. "Na medida em que você diminuiu a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de animais abandonados", disse Sonia, ao destacar que o projeto para a castração responsável de animais foi apresentado pelo prefeito Márcio Perpetuo Augusto, após a indicação do vereador Dirceu Pardim. "São ações como essas que ajudam impedir que absurdos contra animais não ocorram mais no município, mas o mais importante é a conscientização da população".

Além disso, a campanha tem a pretensão de orientar também os tutores de animais que são usados para trabalhar e durante todo o dia são agredidos e deixados sob sol e chuva, sem água e sem sombra.

Durante a campanha, faixa foi exposta para que a população pudesse se engajar a caminhada e juntos entender sobre os cuidados e direitos dos animais abandonados nas ruas.