Campanha para troca de óleo de cozinha entrega 503 litros nesse mês de agosto

A campanha para troca de óleo usado por novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Meio Ambiente, entregou nesse mês de agosto, 503 litros de óleo usado para reciclagem. A ação que visa promover atitudes sustentáveis e conta com o apoio da empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha, 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo', tem o objetivo de retirar o óleo usado através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

"Descartado incorretamente, o óleo de cozinha pode causar diversos impactos ambientais", disse o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, apoiador e incentivador da campanha. Segundo o prefeito, os dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes. "Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel".

O ponto de troca está localizado na Coordenadoria de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141, Setor de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal. As empresas que quiserem participar da campanha e ser um Ponto de Coleta/Troca deverão procurar a Setor do Meio Ambiente para maiores informações.