Prefeitura de Marapoama realiza ação para marcar o Dia 18 de Maio

Em Marapoama, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, batizado de 18 de Maio, começou com uma iniciativa da Prefeitura, através da Coordenadoria de Assistência Social e Fundo Social de Solidariedade, reunindo profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS, Conselhos de Direitos, Justiça Restaurativa, entre outros.

O encontro aconteceu no Órgão Gestor com o objetivo de destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.

O dia 18 de maio foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país, ficando conhecido como o 'Crime Araceli', nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A Prefeitura abraça a causa e pede que famílias, escolas, sociedade civil, governo, instituições de atendimento, igrejas, universidades e mídia, assumam o compromisso no enfrentamento à violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é um assunto sério e que não pode cair no esquecimento. "Temos que acreditar que podemos, sim, melhorar esse cenário. Não podemos fugir da nossa responsabilidade", afirmou o prefeito.

Márcio ainda destacou que a violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas, o abuso sexual e a exploração sexual. "O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes", explicou o prefeito. E, desabafou, "o pior é que isso ainda acontece e temos que denunciar e levar para cadeia quem pensa que pode se satisfizer usando uma criança".

Para denunciar é muito fácil, basta ligar para o Disque 100, Serviço de Monitoramento de Denúncias de Violência Contra Crianças e Adolescentes, ou ligar para 190, Polícia Militar.