Máquinas e veículos da Prefeitura de Marapoama recebem selo de controle de poluição

Todos os veículos e máquinas movidos a óleo diesel pertencentes a Prefeitura de Marapoama, passaram na ultima semana, por um diagnostico para receber o os Selos de Controle de Poluição Atmosférica. O trabalho, realizado pelo setor de Meio Ambiente, com apoio do Almoxarifado Municipal, é uma das diretivas do programa estadual Município Verde Azul.

Os veículos passaram por avaliação ambiental com uso da Escala de Ringelmann, para medir o grau de enegrecimento da emissão de fumaça preta. Diferente dos testes realizados no último ano, quando um veiculo avaliado apresentou fumaça em desconformidade, nesse ano todos veículos apresentaram emissão de fumaça em conformidade com padrões legais e receberam o selo.

A atividade de controle da poluição atmosférica segue as determinações para minimizar as emissões de fumaça preta no município. "É preciso realizar ações e medidas para reduzir as emissões de poluentes e consequentemente preservar o meio ambiente", declarou o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, ao destacar que determinou a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda de máquinas e veículos automotores a óleo diesel anualmente. "A Prefeitura, através do setor de Meio Ambiente vai manter o registro destas avaliações efetivadas, constando as placas e número de identificação da frota, as datas das avaliações e das regulagens e os resultados obtidos", explicou Marcio. E, completou, "O documento com o resultado destas avaliações também serão encaminhados anualmente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente".

Escala de Ringelmann

É um cartão com disco impresso com um furo no meio em forma de pentágono dividido em cinco setores, cuja coloração varia do cinza claro ao preto. O setor cinza mais claro é chamado "20% de opacidade" ou "grau I" da Escola. A segunda, com cinza um pouco mais escuro é chamada de grau 2, com 40% de opacidade e assim sucessivamente até atingir a cor preta, considerado grau 5 com 100% de opacidade.

Município Verde Azul

O setor de Meio Ambiente de Marapoama, por determinação do prefeito, está desenvolvendo um trabalho para atender as diretrizes do Programa Município Verde Azul. O resultado será conhecido já no próximo ano com a classificação é feita pelo Governo do Estado de São Paulo determinando a posição dos municípios que desenvolvem ações de destaque na área ambiental.