Prefeitura realiza instalação de Papa Pilhas em prédios públicos, empresas e comércios

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor Municipal de Meio Ambiente, instalou 'Papa Pilhas' em prédios públicos, empresas e comércios. O objetivo, é o de promover o descarte ambientalmente correto de produtos eletrônicos, pilhas e baterias. "São pequenas ações que fazem a diferença para as gerações futuras. Temos como fazer o descarte correto e já não é justificativa fazer errado", afirmou o prefeito Márcio Perpetuo Augusto.

Pilhas ou baterias são usadas em aparelhos como rádios portáteis, telefones celulares, computadores laptops, controles remotos de TV e outros aparelhos eletroeletrônicos.

Devido ao seu pequeno tamanho, parecem inofensivas, mas representam um grave problema ambiental. No Brasil, cerca de 800 milhões de pilhas são produzidas por ano, a maioria delas (80%) são constituídas de zinco, carbono e os outros 20% de pilhas alcalinas. Nos dois tipos de pilhas há presença de mercúrio (0,025% - 1%).

A modernização das pilhas agravou ainda mais o problema, elas ficaram mais compactas, ou seja, estão ainda menores, mais potentes e ao mesmo tempo mais contaminantes. Como por exemplos; os botões de mercúrio, pilhas de níquel-cádmio, pequenas baterias de chumbo (SLA).

O mercúrio, o chumbo e o cádmio são metais altamente tóxicos, afeta o sistema nervoso central, os rins, o fígado, os pulmões, o cádmio é carcinogênico e o mercúrio também provocam mutações genéticas. O fator agravante é que estes elementos químicos são bioacumulativos, podem ficar retidos no ambiente durante milhares de anos.

Em Marapoama, a partir deste mês de fevereiro, estão instalados Papa Pilhas em todos os órgãos públicos e no Construcenter Rotta, Auto Posto Rotta e Eletroluz. Para ser um ponto de descarte, baste entrar em contato com o Setor de Meio Ambiente e pedir a instalação de um 'Papa Pilhas'.