Marapoama foi representada em Workshop na cidade de Santos

O município de Marapoama, esteve presente no I Workshop de Justiça Restaurativa realizado na cidade de Santos, através da facilitadora Elizane Franchi Pelligrini.

O evento aconteceu nos dias 08 e 09 de novembro e esteve presente a professora Kay Pranis, além de desembargadores, juízes, promotores, reitores de universidades e facilitadores de Justiça Restaurativa de diversos municípios. O evento contou com ensinamentos sobre Círculos de Construção de Paz, Comunicação Não Violenta e Liderança Compartilhada, experiências de sucesso nos EUA, Canadá, Nova Zelândia e desde o ano de 2010 no Brasil. "É um passo de relevante importância para o nosso município a implementação e os treinamentos de resolução de conflitos realizados em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo e AJURIS", explica Elizane, ao destacar que no Brasil, a Justiça Restaurativa começou a ganhar força após a edição da Lei 9.099/95, que trouxe uma espécie de autocomposição penal para crimes de menor potencial ofensivo. "O novo modelo de justiça criminal passou a se importar com as eventuais relações interpessoais e morais que influenciam o crime e busca analisar as origens do conflito, para repará-las por meio do diálogo e do consenso. Propõe, assim, dentre outras técnicas, a realização de encontros entre vítima e o ofensor, a fim de buscar o restabelecimento das relações quebradas pelo delito".

Em virtude da insuficiência do modelo tradicional para lidar com a complexidade do crime, as técnicas restaurativas ganham relevo e mostram-se como alternativas relevantes na busca pela pacificação do conflito. Acredita-se que a adoção e o recrudescimento do uso de técnicas restaurativas, em complemento ao modelo tradicional de justiça penal, representarão grande avanço ao sistema, na medida em que os objetivos da pena poderão ser buscados de maneira mais efetiva, além de se privilegiar a observância dos direitos humanos e a consolidação do regime democrático.