Saúde de Marapoama recebe nota ‘Muito Bom’ no PMAQ

A Unidade Básica de Saúde de Marapoama recebeu nota 'Muito Bom' no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O reconhecimento demonstra que os trabalhos dos profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde no município, médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e agentes de saúde comunitários, que cuidam da saúde da população estão desempenhando suas atividades como preconiza o Ministério da Saúde. Além do trabalho dos profissionais, foram analisados também, a infraestrutura da Unidade Básica de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação das pessoas atendidas.

Com a conquista, o Ministério da Saúde disponibiliza para o município uma ajuda financeira e, quanto maior a nota alcançada, maior ajuda financeira.

De acordo com a coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, as equipes de saúde dos municípios que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do Governo Federal. "Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados", disse Vanessa, ao destacar que os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011. "Quando se trabalha com uma verdadeira equipe, não há obstáculo que não seja superado nem sucesso que não seja alcançado. Só temos a agradecer a todos os profissionais que estão cuidando da saúde de nossa população".

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, a Prefeitura tem garantido toda a estrutura de trabalho, disponibilizando local com qualidade para o atendimento, equipamentos de primeira linha e medicamentos, mas nada seria possível se não houvesse o emprenho dos profissionais da saúde. "Fazemos a nossa parte, que é garantir toda estrutura para o desempenho de um bom trabalho, mas temos a consciência que nada adiantaria se os profissionais que atuam na área da saúde não fossem comprometidos com o atendimento de excelência como todos são em Marapoama".

Para Ministério da Saúde subsidiar a elaboração deste programa foi realizado o Censo das Unidades Básicas da Saúde (UBS), visitando 5.511 municípios brasileiros, nos quais avaliou-se a infraestrutura de 37.690 Unidades Básicas de Saúde com objetivo de levantar informações para melhorar os serviços da Atenção Básica. Ao todo foram entrevistadas 16.127 equipes que trabalham em 15.095 UBS e mais de 65 mil cidadãos.