Alunos da Escola Faride Aborihan fazem visita para conhecer uma nascentes

Os alunos da EMEF - Faride Arborihan realizaram no último dia 10, a visita em uma nascente na chácara de propriedade de José Meneguesso, localizada na rua Santo Meneguesso. A visita à nascente, programada pelo Setor Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Coordenadoria Municipal de Educação, teve como objetivo apresentar aos alunos a nascente que abastece os riachos, córregos e cursos d'água que por sua vez abastecem os rios. "Se não houver a proteção das nascentes, menor será a vazão de água disponível, os cursos d'água podem secar e a qualidade das águas será prejudicada, afetando todos os seres vivos que dependem dela para sobreviver", disse Sonia Meneguesso, responsável pelo Setor de Meio Ambiente. Ela destacou que uma vez acumulada, a água pode emergir de duas formas, formando lagoas ou jorrando. "Na primeira forma não existe um ponto específico por onde o líquido emerge, mas uma região de nascente, ao passo de que quando ela jorra ou borbulha, isso pode ser causado pela diferença de pressão, erosão ou movimento das placas tectônicas".

Para o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, o fato dos alunos interagirem com o meio ambiente e conhecer nascentes preservadas, estimula as crianças a criarem empatia pela natureza. "Levar os alunos para conhecer na prática aquilo que aprendem dentro da sala de aula fortalece a compreensão sobre o tema", afirmou o prefeito, ao destacar que ouvir orientações sobre a importância da preservação ambiental, com foco em nascentes e matas ciliares, as quais são protetoras dos cursos d'água é algo muito importante para a preservação do Meio Ambiente.