Justiça Restaurativa e uma nova parceria com o Programa Jovem Aprendiz

A Justiça Restaurativa é um trabalho inovador imposto pelo Poder Judiciário que está sendo acolhido por várias pessoas em Marapoama e nas Coordenadorias Municipal de Educação e Assistência Social.

A proposta requer o envolvimento de pessoas das diferentes coordenadorias do município, com a finalidade de expandir ainda o novo conceito de solucionar conflitos e amenizar a violência, promovendo o diálogo através da inserção de uma cultura de paz na convivência humana.

Engajando nesta lógica restaurativa a coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Itajobi, ofereceu um espaço para que as práticas restaurativas possam ser realizadas junto aos alunos que fazem parte do programa Jovem Aprendiz, no período das aulas junto aos professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

No ultimo dia 07 de agosto, foi realizado em Marapoama o 1º encontro de Justiça Restaurativa, que contou com a professora Darem, com as coordenadoras do Núcleo de Justiça Restaurativa de Itajobi Cleide Santa Bataglia e de Marapoama Bruna Augusto, com a coordenadora do PAT de Itajobi Poliana e com cerca de 20 alunos jovens de Itajobi e Marapoama.

A facilitadora capacitada em processos circulares Arlete Mello trouxe atividades interessantes e prazerosas que motivaram a participação de todos, em um clima de muita harmonia, respeito e interação. "O encontro trouxe muito aprendizado e segundo o relato da professora Darem e da coordenadora Poliana já perceberam uma mudança na postura do grupo e no perfil individual dos jovens", disse o prefeito Marcio Perpetuo Augusto, ao destacar que o espaço para novos encontros neste formato está disponível para a Justiça Restaurativa, sendo um a cada mês trazendo temas pertinentes e contextualizados com os conteúdos das aulas apresentadas. "A Bruna, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa de Marapoama, se mostra muito confiante. Acredita que dessa forma as ações da Justiça Restaurativa vão se fortalecendo e contagiando de forma especial a população de Marapoama".