Marapoama vai participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo

A ocorrência de centenas de casos confirmados de sarampo no Brasil, sete deles só no Rio Grande do Sul, reativou o alerta em torno da doença, que desde 2014 não era registrada no Brasil. Diante disso, o Ministério da Saúde vai retomar uma campanha específica de vacinação contra o sarampo e a poliomielite entre os dias 6 e 31 de agosto, o Dia D será no dia 18 de agosto, sábado.

De acordo com a coordenador Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, em Marapoama as doses estarão a disposição na UBS/ESF Central (Posto de Saúde Central), para as crianças sendo a primeira dose entre os primeiros 12 e 15 meses de vida  a segunda, entre 4 e 6 anos de idade e a, para as pessoas de 10 a 29 anos não vacinadas, deveram receber duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias e pessoas de 30 a 49 anos não vacinadas, deverão tomar uma dose da vacina tríplice viral com intervalo de 30 dias. "Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente", disse a coordenadora.

O sarampo já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no país e pode deixar sequelas neurológicas. O vírus provoca manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e pontos brancos na mucosa bucal.

Em tempos de redes sociais e disseminação de informações desencontradas em grupos de conversas, uma das principais dúvidas acerca da enfermidade se refere a um boato de 'necessidade de atualização da vacina'.  O Ministério da Saúde esclarece que quem já foi vacinado não precisa se preocupar, pois a imunização não possui prazo de validade, no entanto, quem não sabe se tomou a vacina deve aplicá-la, visto que não há prejuízo para a saúde do indivíduo caso ele receba uma nova dose.

A vacina contra o sarampo já disponível na UBS/ESF Central. A mais comum é a Tríplice Viral, que protege ainda contra rubéola e caxumba. A Tetra Viral fornece proteção adicional contra a varicela. São indicadas duas doses em um intervalo de um a dois meses. Em crianças, o intervalo deve ser um pouco maior, sendo a primeira dose entre os primeiros 12 e 15 meses de vida.