Dia 12 de Maio será o Dia ‘D’ da Campanha de vacinação contra gripe H1N1

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Marapoama estará em conjunto com o Ministério da Saúde, participando do Dia 'D' da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. Durante todo o dia, os Postos de Saúde estarão de plantão para aplicar a vacina em todos os grupos de risco.

Apesar do Dia 'D', a campanha acontece todos os dias e segue até o dia 1º de junho de 2018, mas terá um dia de paralisação e conscientização no dia 12. O objetivo é imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses de idade a até 4 anos e 11 meses de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes públicas e privada de ensino, povos indígenas, gestantes ou até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas, como o diabetes, e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para ganhar a dose, sem a necessidade de receita.

Cabe destacar que o resto da população também se beneficiaria da vacina. Mas aí é necessário pagar pela dose na rede privada, o valor fica entre R$ 100 e 200 reais mais ou menos.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

No dia 12 de maio será o Dia D, quando os Postos de Saúde estarão de plantão para aplicar a vacina em todos os grupos de risco. O Ministério da Saúde informa que nessa data estarão abertos 65 mil postos de vacinação contra a gripe, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.