Saúde faz ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti na creche EMEI Mundo da Criança

Foi realizada nessa última semana, junto as crianças da Creche Mundo da Criança, ações de mobilização para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Até dia 27 de outubro, 210 mil unidades públicas e privadas de todo o País, incluindo escolas, centros de assistência social e unidades de saúde realizaram atividades para conscientizar sobre os perigos e combater os focos de criação do inseto.

Em Marapoama, as ações organizadas pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, iniciaram junto com a Semana Nacional de Combate a Dengue, nas Escolas das Redes Municipal e Estadual de Ensino, nos comércios, empresas e industrias do município e através de passeatas pelas ruas da cidade. Nessa última semana, foi a vez da EMEI Mundo da Criança.

Segundo o Ministério da Saúde, Estados e municípios irão definir quais ações serão utilizadas, para a distribuição de materiais informativos até mutirões para limpeza de locais propícios para a reprodução do mosquito.

O Ministério da Saúde diz que foram realizadas 151,8 milhões de visitas a imóveis no primeiro semestre para identificar se havia água parada.

A iniciativa ocorre justamente no momento e em que o volume de chuvas no Sul e no Sudeste começa a ficar mais intenso. Com a chegada do verão, multiplicam-se os casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.

O Brasil teve, até o começo de setembro, 219 mil casos prováveis de dengue notificados. O governo diz que a redução em relação ao mesmo período de 2016 foi de 85,2%.

Os casos de zika chegaram a 15,5 mil, ante 211,4 mil em 2016. Já a chikungunya teve 171,9 mil registros neste ano.