Carreta do Programa ‘Mulheres de Peito’ chega a Marapoama na terça

A Carreta do Programa Mulheres de Peito chega a Marapoama na próxima terça-feira, dia 26, para realizar atendimentos gratuitos do dia 26 de setembro ao dia 06 de outubro de teste de ultrassom e mamografia.

A conquista acontece através de uma parceria entre a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, e o Governo do Estado. O atendimento será feito a todas as mulheres que fizeram o último teste há mais de dois anos ou que tenha idade entre 50 e 69 anos. As interessadas devem marcar os exames no Posto de Saúde com Maria Raquel ou Vanessa Meneguesso, sem necessidade de pedido médico. Além das mulheres com idade entre 50 e 69 anos, em Marapoama serão atendidas também as mulheres entre 35 a 49 anos.

A iniciativa da Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, com a parceria do Governo do Estado tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde  (SUS) em todo o Estado.

Os atendimentos nas unidades móveis do Programa Mulheres de Peito contam com  equipes compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

O funcionamento do serviço estará disponível das 9h às 18h, nos dias de semana e das 9h e 13h no sábado. O agendamento dos exames devem ocorrer no Posto de Saúde das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.

Estrutura
Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.

As carretas do Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.