Notícias

Em comemoração ao Dia do Trabalho apresentamos 120 dias de muito trabalho

Na última quinta-feira, 27 de abril, o prefeito Márcio Perpétuo Augusto (SD), juntamente com o vice-prefeito Luis Fernando Piovesana (PTB), apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros 120 dias a frente do Governo de Marapoama. O prefeito falou dos benefícios que foram assegurados à toda população, das ações já realizadas, dos cortes que foram obrigados a fazer por orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP) de São Paulo e das medidas já planejadas para os próximos meses, dentre elas, o término das obras deixadas em andamento pelo ex-prefeito Antonio Luiz Zaneti, o Tulipa, e a reforma administrativa para equilibrar as finanças do município nesse momento em que o Brasil atravessa uma das maiores crises políticas e econômicas desde 1930.

 Qual é o seu balanço nesses 120 dias dia à frente da prefeitura de Marapoama?

 Primeiro quero externar a todos a minha satisfação em ser prefeito de Marapoama, cidade em que eu nasci, cresci, trabalho e que vivo com minha família e convivo com meus amigos. Apesar de ter tido muitos convites para trabalhar em outras localidades, nunca quis mudar de Marapoama e posso afirmar que nessa cidade pretendo e vou morar pelo resto da minha vida.

Para fazer um balanço desses primeiros 100 dias é preciso levar em consideração, como é de conhecimento de todos, que os municípios brasileiros passam por um momento de crise política e econômica, o que não é diferente em Marapoama. Vivemos um momento delicado financeiramente, com queda de arrecadação, desemprego e inúmeras dificuldades. Para atravessar esse momento já fizemos alguns ajustes e ainda precisamos fazer mais alguns para equilibrar as finanças do município. A primeira coisa que nós, gestores temos que ter é responsabilidade fiscal. Não podemos gastar mais do que arrecadamos. Estamos diminuindo gastos desnecessários e priorizando os gastos com tudo aquilo que é essencial para manutenção da Educação, Saúde, Assistência, Infraestrutura, Esporte e Lazer, entre outros setores. O que precisamos é ajustar as contas públicas, para que o município se desenvolva com equilíbrio fiscal. Essa tem sido a nossa principal meta.

 Administração

Para conseguir coordenar os trabalhos de todos os setores, precisamos primeiro avaliar como estava a instituição Prefeitura Municipal com relação aos atos administrativos. De imediato, tivemos que tomar medidas duras e impopulares, fazer cortes, mexer na folha de pagamento, melhorar o setor de licitação, contabilidade e compras, além de excluir definitivamente o pagamento de fornecedores através de cheques, implantando o sistema de transferência bancária para a empresa que emite a nota fiscal e implantando o Sistema de Ponto Biométrico para todos os Servidores Públicos. Essas mudanças a princípio tiveram uma repercussão negativa, mesmo porque todas as mudanças causam impacto, sejam elas boas ou ruins, causam impactos pelo simples fato de ser uma mudança. No entanto, com o passar dos dias, os servidores municipais e a população entenderam que algumas mudanças aconteceram por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP) de São Paulo e outras para que a Prefeitura possa manter um equilíbrio financeiro para superar esse momento de crise política e econômica atravessada pelo País.

Outro grande avanço foi a inscrição do conjunto de casas construídas no antigo Matadouro Municipal no Programa Cidade Legal, ação do Governo do Estado para regulamentar imóveis em situação irregular.

 EDUCAÇÃO

Apesar de ter sido apenas 120 dias de governo, já fizemos muito pela Rede Municipal de Educação.

Contratamos os profissionais de educação que precisávamos contratar para manter os dois turnos, realizamos reparos e fizemos a manutenção de todos os veículos escolares, tanto nos que fazem o transporte dentro do município, quanto os veículos que levam os nossos estudantes para as outras cidades. Outra novidade; foi a aquisição do material didático para todos os nossos alunos e a entrega dos uniformes escolares e todos os materiais básicos (lápis, lápis de cor, canetas, borrachas, apontador e  cadernos). Construção de casas para a instalação dos Botijões de Gás que alimentam as cozinhas nas escolas e a substituição de todos os pratos e canecas para servir a merenda escolar aos alunos. Nesses 120 dias, mantivemos o calendário da Educação e realizamos a IX Feira do Livro. Outro grande avanço para o rendimento dos alunos, foi a contratação de Psicopedagoga para dar suporte aos alunos.

SAÚDE

A saúde é sempre um dos principais pilares de sustentação de qualquer administração pública. Em nosso município mantivemos o atendimento na UBS - Unidade Básica de Saúde e abastecemos a Farmácia Municipal com todos os medicamentos necessários para atender a nossa população. Estamos mantendo em pleno funcionamento o atendimento médico e odontológico, fisioterapia e outros atendimentos. Todo atendimento básico de saúde estamos disponibilizando na UBS - Unidade Básica de Saúde e para as urgência e emergência contratamos através de subvenção; o Hospital São José de Itajobi e o Hospital Padre Albino de Catanduva, além de garantir 24 horas em funcionamento a Central de Ambulâncias para o transporte de urgência e emergência e para as viagens com pacientes que necessitam de atendimento especializado contínuo nos médios e grandes centros de atendimento médico. Outra grande ação está sendo as Campanhas de Orientação e de Vacinação e as atividades de prevenção aos criadouros dos mosquitos Aedes Aegypti.

 INFRAESTRUTURA

A primeira ação tomada, assim que assumimos o mandato foi elaborar um cronograma de ações para realizar a limpeza e varrição das ruas, avenidas e praças; realização da capina urbana e nas entradas do município; pintura de guias e sarjetas; sinalização das ruas e avenidas; operação tapa-buracos; obras de recape; aprovação da Lei e implantação das placas que regulamenta os serviços de ambulantes no município; construção de rampas de acessibilidade; pintura de lombadas; reforma do Campo de Bocha; reforma dos canteiros das avenidas Consolação e Avenida Antonio Rotta; Iluminação e Pintura no Cemitério; reforma e Pintura do Cruzeiro ao lado do Velório Municipal e implantação da nova estação de água. Todas as ações estão atendendo um cronograma de trabalho, portanto, umas são realizadas mais rapidamente com recursos próprios e outras necessitam de um pouco mais de tempo por conta da necessidade de investimentos maiores, que por não conseguir fazer com recursos próprios estamos viabilizando a liberação através dos Governos Federal e Estadual.

Das obras em andamento, finalizamos as obras da Rodoviária e já demos a ordem de serviço para concluir a Unidade de Saúde da Família e o Salão de Festas.

Com recursos próprios realizamos a reforma, remodelação, instalação de nova iluminação e de rampa de acesso na Praça Bom Jesus e no Prédio da Prefeitura Municipal, operação tapa buracos em todas as ruas e na estrada que liga Marapoama ao município de Elisiário.

Com recursos do Governo Federal, já conquistamos junto ao deputado Federal Paulo Pereira (SD), o Paulinho da Força, R$ 250 mil reais e mais R$ 250 mil junto ao deputado Federal Sinval Malheiros (PTN) para obras de recape de várias ruas do município. Os recursos já estão depositados em conta especifica para realização das obras e aguarda a finalizar o processo de licitação para se conhecer a empresa vencedora. Outra emenda no valor de R$ 250 mil conquistada através do deputado Paulo Pereira, mas ainda não liberada pelo Governo Federal, serão utilizadas para a construção de um calçadão na rua São João, ao lado da Praça Bom Jesus.

 FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

 O Fundo Social de Solidariedade e a Assistência Social funcionam como um termômetro das necessidades da população. Com a primeira dama Luziana Zotesso Augusto à frente de todas as ações que envolvem o atendimento Social temos como meta colocar as ações de Assistência Social como Políticas Públicas de Atendimento à População e onde já está sendo feito um cadastro das famílias que buscam atendimento. Através do cadastro, Marapoama estará atendendo as famílias que mais necessitam de apoio. Com o cadastro das famílias, essa realidade está sendo modificada e desde o primeiro dia de 2017, vem ocorrendo várias mudanças no sentido de garantir ao cidadão o direito de ter atendimento de forma digna. Entre as ações já colocadas em prática, está principalmente, o atendimento humanizado para todas as pessoas.

O setor também já fez um cronograma de ações, a fim de garantir curso de gestante, cursos profissionalizantes de acordo com a demanda e outras ações, como campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos.

Através do Fundo Social de Solidariedade já foram realizadas viagens com os membros da Melhor Idade para o Clube Campestre de Ibirá e bingos para momentos de lazer e entretenimento.

Outras grandes ações no social, foi a implantação do Programa de Benefícios Eventuais para os usuários da Saúde Pública com atendimento das principais demandas em fraldas descartáveis, óculos, aparelhos ortopédicos, cadeiras de rodas, procedimentos de natureza médica e tudo mais que for da necessidade da população, além do atendimento de leite e dietas de prescrições especiais.







PREFEITURA MUNICIPAL DE MARAPOAMA Administração 2017/2020 Atendimento de segunda a sexta,
das 09:00 às 17:00 horas.
Fone: (17) 3548-8400 Email: gabinete@marapoama.sp.gov.br Rua XV de Novembro, 141 - Centro Marapoama / SP
Design e Tecnologia MAURITEC