Marapoama está participando da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

A Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, preparou a Unidade Básica de Saúde para Marapoama participar ativamente da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. Este ano, a campanha começou mais cedo, no último dia 10 de abril, segunda-feira. O primeiro grupo a receber a imunização foram os profissionais que trabalham nos hospitais, já no último dia 17, segunda-feira, os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais passaram a receber a imunização. No último dia 24, segunda-feira, passaram a receber as doses, as gestantes, crianças de seis meses a 5 anos de idade e população indígenas. Na próxima terça feira, inicia a vacinação das pessoas com morbidades e, a partir do próximo dia 08, professores e todas as pessoas dos grupos anteriores.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica.

Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de grupos com maior risco de complicações devido à gripe, por isso a recomendação para que sejam vacinados.

A meta deste ano é vacinar 90% do público-alvo, índice maior do que nos anos anteriores, quando a meta girava em torno de 80%. A mudança ocorre devido ao aumento na adesão à vacina nos últimos anos.

O Dia de Mobilização Nacional para a campanha, o conhecido dia 'D', está marcado para 13 de maio, quando postos de vacinação ficarão abertos em todo o país.