Notícias
  21/08/2023
Sucesso define a organização e realização da V Festa Cultural de Marapoama

A presença em massa das Famílias de Marapoama e das cidades vizinhas, comida de boa qualidade a preços acessíveis, bela estrutura montada para a realização do evento e shows musicais com música ao vivo e entrada franca foram os ingredientes para que a V Festa Cultural de Marapoama fosse sucesso de público e de organização.

Na sexta-feira, dia 18, primeiro dia de festa, milhares de pessoas estiveram presentes saboreando os pratos servidos pelas barracas das entidades e dançando ao som das duplas Alan & Renan, que fizeram a abertura do evento e Bruno e Barreto que encerraram o primeiro dia de festa.

No sábado, dia 19, novamente um grande sucesso de público, onde milhares de pessoas estiveram presentes saboreando os pratos servidos pelas barracas das entidades e dançando ao som do sanfoneiro Durval Neto e da dupla Gilberto e Gilmar. 

Além do melhor da culinária em pratos oferecidos pelas barracas gastronômicas, as opções de lazer se estenderam ao Parque de Diversão onde as crianças puderam se divertir.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto e a primeira dama Luziana Zoteso Augusto, estiveram presentes nos dois dias de festa ajudando na organização do evento e trabalhando na Barraca do Fundo Social de Solidariedade.

O prefeito agradeceu aos participantes, organizadores e apoiadores do evento: “Tenho a certeza que terminou deixando um gostinho de quero mais a todos os participantes”, comemorou o prefeito, lembrando que o objetivo é ter um evento que agrade toda a família de Marapoama e cidades da região. “Quem esteve trabalhando ou participando, vão levar ótimas recordações da nossa V Festa Cultural. Tivemos um evento com ótima estrutura, shows musicais de qualidade e um ambiente totalmente familiar. Com certeza superou todas as expectativas”.

  11/08/2023
Rádio 104,9 FM de Marapoama abres as portas para Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral

A Rádio 104,9 FM de Marapoama, recebeu na última quinta-feira, dia 11, a enfermeira Cláudia Bastreghi, o agente de Endemias e professor de educação física, João Henrique Gambarini e o agente de Saúde Renato Store, representando a Coordenadoria Municipal de Saúde, o vice-prefeito de Elisiário, Jorge Luiz, o popular Legal Legal e o contador Emerson Grégio.

Durante o programa do apresentador Edvaldo Junior, os convidados falaram sobre as atividades da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral e demais assuntos de Saúde Pública recorrente do período do ano, como a proliferação do Escorpião e outros animais peçonhentos que podem causar problemas de saúde a população.

A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose foi instituída pela Lei nº 12.604/2012, sendo celebrada, anualmente, na semana que incluiu o dia 10 de agosto.

A data objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil; difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por mais de 20 espécies de leishmania (um gênero de protozoários). Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: tegumentar ou cutânea e visceral ou calazar.

A leishmaniose visceral em humanos é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, uma das principais doenças negligenciadas do planeta, pois ocorre com maior frequência em populações socialmente mais vulneráveis, principalmente em crianças. É uma doença grave e que pode levar à morte se não for tratada oportuna e adequadamente.

Por esses motivos, caracteriza-se como um desafio à saúde pública mundial e um dos principais problemas de saúde veterinária para os cães, com alta relevância para a saúde pública no Brasil.

  02/08/2023
Pavimentação asfáltica, guias e sarjetas no início do Anel Viário Pedro Antônio Escoboza Lopes estão finalizadas

As obras de pavimentação, guias e sarjetas no início do Anel Viário Pedro Antônio Escoboza Lopes, estão finalizadas. Os trabalhos nesse momento estão na instalação das placas que tornam a calçada com acessibilidade, deixando o local pronto para finalizar com pintura de solo para a sinalização de trânsito e das rampas de acessibilidade. Os recursos financeiros para realização das obras atende a um convênio com o Governo do Estado, através do PEM - Programa Especial de Melhorias, que liberou o valor de R$ 412.487,19, com o objetivo de executar obras de pavimentação e serviços complementares no início do Anel Viário para ligação ao Conjunto Habitacional Marapoama ‘A’. As obras tiveram início no dia 03 de abril desse ano e tem previsão de termino em 180 dias.

De acordo com o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, a conquista dos recursos financeiros do PEM para pavimentação do primeiro trecho do Anel Viário, foi possível em função da construção do Conjunto Habitacional Marapoama ‘A’. “Estamos conseguindo com muito sacrifício resolver um problema histórico de erosão que existiam desde a abertura do Anel Viário, trazendo transtornos as indústrias, aos pequenos proprietários rurais e a toda população, que não conseguiam se utilizar do local para transitar com veículos, caminhões e ônibus”, lembrou Márcio, ao destacar que nesse momento conseguiu recursos para obras de pavimentação do primeiro trecho do Anel Viário, mas que através de recursos próprios conseguiu finalizar as obras de galerias e ponto de visitas em toda extensão do Anel Viário, ficando mais fácil agora para realizar a pavimentação do local. “A partir de agora os trabalhos serão para conseguir instalar guias e sarjetas e fazer a pavimentação do Anel Viário. Por ser um valor muito alto, vamos tentar através de convênios com o Estado ou a União, mas ao mesmo tempo vamos economizando recursos próprios para se não conseguir uma liberação do Estado ou da União, fazer com recursos próprios”.

  31/07/2023
Marapoama participa de evento com Ministro Alexandre Padilha e pede ajuda para Saúde

Na manhã do último dia 22, sábado, o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, acompanhado do chefe do setor de Compras, Wagner Murilo Lozano, representou Marapoama no evento com o Ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, em São José do Rio Preto.

A audiência foi realizada pela Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e Associação Brasileira de Municípios (ABM), para tratar de demandas das cidades que compõem a região Noroeste Paulista, na qual Marapoama está inserida.

Na oportunidade do encontro, o prefeito Márcio protocolou um pedido direcionado ao Ministério da Saúde, solicitando ajuda financeira para manutenção dos serviços médicos 24 horas. De acordo com o prefeito, desde sua implantação os serviços vem sendo subsidiados na sua maior parte com recursos próprios da municipalidade e verbas de emendas parlamentares. “Estamos aproveitando essa oportunidade para tentar conseguir apoio do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, para tirar esse gasto do nosso orçamento próprio e poder investir esses recursos em outras áreas”, explicou o prefeito, ao destacar que foi muito bem recebido e que o oficio já foi encaminhado ao Ministério da Saúde.   

O Ministro Alexandre Padilha falou da importância de se reunir com os prefeitos para abordar as necessidades de cada município e direcionar o atendimento para as questões prioritárias.

  28/07/2023
Campanha de troca de óleo usado destina 484 litros para descarte correto

A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou e entregou na última semana para o descarte correto 484 litros de óleo usado.

A campanha tem como finalidade recolher e dar o destino correto ao óleo usado em frituras nas casas e estabelecimentos comerciais, evitando que o produto seja jogado na pia, no ralo ou no lixo doméstico, podendo causar a contaminação de rios. Além disso, quem colabora com a campanha, ainda é beneficiado economicamente, já que a cada quatro litros que for entregue no Posto de arrecadação, vale uma garrafa de 900ml de óleo novo. Todo o óleo usado arrecadado em Marapoama é encaminhado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, que fornece as garrafas de óleo novo e recicla o óleo usado.

A campanha de troca de óleo usado por novo em Marapoama, teve início 2017, no primeiro ano da administração do prefeito Márcio Perpetuo Augusto. De acordo com a encarregada pelo Setor de Meio ambiente, Sonia Scaldelai, a iniciativa já se consagrou como um método inteligente e eficaz de proteger o Meio Ambiente. “O projeto está sendo muito bom e todos os meses a colaboração da população tem sido fundamental”, disse Sonia, ao explicar que recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.