Notícias
  17/12/2024
Faride Aborihan foi palco de entrega de brinquedos para crianças até 12 anos matriculadas na escola

A Prefeitura de Marapoama, através do Fundo Social de Solidariedade e Coordenadoria Municipal de Educação, entregou no último sábado, dia 14, uma lembrança para todas as crianças do município. O palco escolhido para a entrega das lembranças foi a Escola Municipal Faride Aborihan. Todos os meninos e meninas que foram até o ponto de distribuição receberam um brinquedo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira dama Luziana Zotesso Augusto, salientou que a entrega das lembranças nesse ano de 2024, encerra o ciclo de oito anos de seu comando a frente das ações do Fundo Social de Marapoama. Luziana destacou que foram oito anos de muito trabalho e de inúmeras ação como objetivo auxiliar e aproximar as famílias e aproximar a sociedade civil da Gestão Pública, buscando fortalecer o vínculo familiar auxiliando na melhor qualidade de vida a toda população.

“Durante os oito anos trabalhamos para o Fundo Social ter uma atuação intensa junto a toda a população”, destacou Luziana, ao lembrar que foram inúmeras excursões e ações com o Grupo da Melhor Idade, entregas de lembranças e ovos de páscoa todos os anos para todas as crianças matriculados nas escolas, entrega de lembranças para mães no dia das mães, eventos com palestras para mulheres, diversos eventos na Praça Central para famílias, campanhas do agasalho entre outras ações com objetivo de trazer a população próxima ao Poder Público. “Fico feliz ao recordar de todas as nossas ações, neste ano encerro minha Gestão a frente do Fundo Social com o sentimento de dever cumprido, agradecendo a toda minha equipe de trabalho, a todo apoio da Prefeitura e a toda população que esteve presente em todos os momentos. Desejo a Eliana, que assumi dia 01 de janeiro, que possa fazer uma excelente gestão, Deus abençoe a todos”.

  19/10/2024
Dia das Crianças é comemorado em Marapoama com entrega de bolas nas escolas e muita diversão na Praça

A Prefeitura de Marapoama, através do Fundo Social de Solidariedade e Coordenadorias de Educação e Assistência Social, comemorou o Dia das Crianças com entrega de bolas de futebol aos meninos e de vôlei às meninas matriculadas nas creches e escolas no último dia 10, quinta-feira. Nesse ano, a entrega foi realizada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira dama Luziana Zotesso Augusto, acompanhada da futura primeira dama e presidente do Fundo Social, Eliana Maira Bortolozo Lorenceti.

Já no último dia 18, sexta-feira, as comemorações tiveram continuação com passeio de trenzinho, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce, sorvete e muitas guloseimas na Praça da Matriz.

A iniciativa de realizar ações em comemoração ao Dia das Crianças, tem a finalidade de aproximar a sociedade civil da gestão pública, fortalecendo o vínculo familiar e auxiliando as famílias, garantir um presente, lazer e diversão aos filhos.

Para Luziana, a ação tem a importância de proporcionar alegria no ambiente escolar e mexer com o imaginário das crianças, além de ser uma forma de valorizar todas as crianças e de aliviar o orçamento familiar e de fortalecer o vínculo familiar.

Para o prefeito Márcio Perpétuo Augusto, a distribuição das lembranças às crianças é um ato simbólico e humanitário, mas pequeno perto do que representa a Educação aos alunos, que alcançou nota 7.6 no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – referente ao ano de 2023.

  24/09/2024
Chegada da Primavera é comemorado com Plantio de Árvores em Marapoama

Com o intuito de conscientizar a preservação do Meio Ambiente, alunos da Escola Municipal Faride Aborihan, da Creche/Escola Criança Feliz e da Escola Estadual Bento Siqueira, comemoraram a chegada da primavera, realizando o plantio de mudas de árvores, fornecidas pelo Setor de Meio Ambiente.

O evento, que tem dado grande incentivo a Educação Ambiental no município, contou com o auxílio de professores e servidores das escolas.

Para a encarregada do Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, essa é uma forma de celebrar a primavera conscientizando as futuras gerações. “É a nossa forma de dar as boas vindas à chegada da Primavera”, disse Sonia, ao destacar que além de difundir as nossas espécies, estamos homenageando a mais aguardada estação do ano pela beleza das flores, disseminação de sementes e produção de frutos para a fauna. 

Nesse ano foram feitos o plantio de várias mudas de árvore, entre elas Acerola, Goiaba, Cajú, Resedá, Acácia, Oiti e Sete Copas.

O Brasil carrega muitos traços da cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e o respeito pelas árvores, como representantes maiores da imensa riqueza natural que o nosso país possui.

No Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de setembro, como o Dia da Árvore, dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

  17/09/2024
Vigilância Epidemiológica alerta sobre a prevenção, sintomas e diagnósticos da Febre Maculosa em entrevista na Rádio 104,9 FM Marapoama

A Coordenadoria Municipal de Saúde, através da equipe de Vigilância Epidemiológica, participou de uma entrevista na Rádio 104,9 FM de Marapoama, para falar sobre a Febre Maculosa. O encontro tratou como tema principal os vetores, hospedeiros, a epidemiologia e os aspectos clínicos da febre maculosa.

Durante a entrevista o responsável pela equipe, João Henrique, informou sobre os sintomas, a prevenção e o diagnóstico da doença. “A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade”, disse João, ao destacar que a febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. “No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa”.

Ele ainda disse que a equipe da Vigilância Epidemiológica, sempre procura realizar atividades no dia-a-dia, para levar conhecimento para nossa população a respeito de todas arboviroses, animais peçonhentos, entre outros.

No Brasil, os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. Sculptum e A. Cajennense, conhecido como carrapato estrela, A. Aureolatum e A. Ovale. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode albergar a bactéria causadora da Febre Maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro.