Com o objetivo de estimular a destinação correta do óleo de cozinha usado e reduzir prejuízos causados ao meio ambiente e às redes de esgoto, a Prefeitura de Marapoama reforça a importância da campanha “Troque seu óleo de cozinha usado por novo”, realizada em parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.
O óleo usado pode ser entregue de segunda a sexta-feira no Ecoponto instalado no Setor Municipal de Meio Ambiente, localizado na Rua Ângelo Rotta, 11, das 8 às 17 horas. Quatro litros de óleo de cozinha usado valem uma garrafa de 900 ml de óleo novo.
“Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, evitando que o óleo seja descartado de maneira incorreta e contamine solo e água, essa campanha também promove o reaproveitamento e gera benefícios para a população. A colaboração de cada um é essencial para que essa iniciativa continue crescendo e fazendo a diferença em nossa cidade”, afirma o prefeito Lourenço Lorenceti.

O prefeito Lourenço Lorenceti participou do evento ‘O Futuro do Empreendedorismo Regional’, promovido pelo Sebrae de São José do Rio Preto. Realizado na manhã deste sábado, dia 2, o encontro reuniu autoridades e lideranças regionais, e também contou com a participação da Coordenadora de Educação de Marapoama, Daiane Bózoli.
Focada em discussões e atualização sobre as tendências e desafios do empreendedorismo na região, a ação foi uma oportunidade para a troca de experiências e geração de novos negócios.
“O empreendedorismo regional desempenha um papel muito importante no desenvolvimento econômico, por isso é necessário promover a criação e inovação dos negócios. Fortalecer essas ações também é uma ferramenta para gerar empregos, além de auxiliar os empreendedores em suas jornadas”, explica Lourenço.

O prefeito Lourenço Lorenceti esteve com o Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, e com o Secretário Executivo, Vinicius Mendonça Neiva, na última quinta-feira, dia 31. A reunião, que ocorreu em São Paulo, foi acompanhada pelo Secretário de Educação de Marapoama, Mauro Jerônimo da Silva.
“Entre os pedidos que fizemos, está uma verba que será utilizada para a aquisição de equipamentos para a Cozinha Piloto de Marapoama, projeto que consideramos extremamente importante”, explica Lourenço.
A Cozinha Piloto é uma unidade centralizada de produção de alimentos, utilizada por escolas ou outras instituições para preparar refeições com um controle mais rigoroso de qualidade. Segundo Lourenço, concentrar a produção em um único local irá gerar economia de recursos e otimizar a gestão da alimentação, além de garantir refeições mais nutritivas e saborosas.
“Essa reunião com os representantes da Educação do Estado de São Paulo foi muito produtiva. Acredito que, em breve, o projeto da nossa Cozinha Piloto sairá do papel”, finaliza.

Em época de estiagem, a Prefeitura de Marapoama está em alerta para risco de queimadas. A situação acompanha o cenário apontado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que coloca a região Noroeste Paulista em nível de emergência, o mais alto da escala.
Com índices de umidade relativa do ar abaixo do ideal, o município enfrenta condições climáticas que favorecem a propagação de incêndios, especialmente em áreas de vegetação e terrenos baldios. Diante do cenário, a Prefeitura reforça que é proibido utilizar fogo para limpeza de terrenos, além de queimar lixo ou descartar bitucas de cigarro em áreas com mato seco. Essas ações são consideradas crimes ambientais e colocam em risco a vida de pessoas e animais, além de causarem danos graves ao meio ambiente e à saúde pública.
Por esses motivos, a Prefeitura e o Setor de Meio Ambiente pedem o apoio da população na prevenção e na denúncia de práticas irregulares.

A Prefeitura de Marapoama recebeu emenda no valor de R$ 100 mil, destinada pela Deputada Federal Renata Abreu. De acordo com o prefeito Lourenço Lorenceti, o valor será utilizado para o custeio da Saúde.
“Essa verba chega em boa hora e vem para reforçar o trabalho que estamos realizando para melhorar a rede municipal de Saúde”, explica.
A atuação dos vereadores Edinho Scaldelai e Rose foi decisiva para que a verba fosse liberada para Marapoama.
“Nos reunimos com a deputada Renata Abreu e apresentamos essa demanda da Saúde. Para nossa felicidade, ela entendeu a importância do pedido e agora enviou essa verba, que trará muitos benefícios para nossa cidade”, contam.


Onze mulheres foram atendidas durante mutirão gratuito para prevenção de câncer do colo do útero com a coleta do exame Papanicolau. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, a ação aconteceu na manhã do último dia 19, na Unidade de Saúde de Marapoama.
Importante destacar que os exames preventivos continuam disponíveis na rede de Saúde. No caso do Papanicolau, a coleta é gratuita e, em caso de alteração no resultado, a paciente já tem todo o tratamento garantido.
A realização regular de exames preventivos é fundamental tanto para mulheres quanto para homens, pois permite a detecção precoce de doenças, incluindo cânceres, promovendo a prevenção e o tratamento eficaz.

Reconhecimento! Marapoama foi destaque no jornal O Regional, de Catanduva, por estar entre os quatro municípios que alcançaram 100% de taxa de alfabetização na região de Rio Preto. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e aponta que apenas quatro cidades da região – Marapoama, Santa Clara d'Oeste, Vitória Brasil e Marinópolis – atingiram 100% dos estudantes alfabetizados na idade correta. Para se ter ideia, em todo o País, a média é de 59,2%.
A manchete que destaca o ótimo desempenho de Marapoama foi publicada nesta quarta-feira, dia 23.
“Ver a nossa cidade sendo reconhecida por uma conquista tão importante é motivo de orgulho para nossa administração. Esse resultado também é fruto do trabalho de uma equipe comprometida com a Educação”, garante o prefeito Lourenço Lorenceti.
O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados, como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e é divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC.





