Notícias
  20/05/2025
Conferência debate propostas para melhorar saúde pública em Marapoama

A Prefeitura de Marapoama, por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde, promoveu a VI Conferência Municipal de Saúde no último dia 16, sexta-feira. Além do prefeito Lourenço Lorenceti, também participaram do encontro o Bispo Diocesano José Benedito, o Padre Jonas Pimentel, o vice-prefeito Ede Meneguesso, o presidente do Legislativo Carlos Bortolozzo, e os vereadores Emerson Gregio, Cátia de Freitas e João Barbieri.
A conferência contou ainda com a participação de colaboradores da Saúde e população em geral.
“Recebemos a comunidade para discutir propostas para o nosso município. Todas as opiniões foram muito bem recebidas e serão analisadas para que, juntos, possamos aprimorar a Saúde de Marapoama”, explica o prefeito Lourenço.
Dirigido pelo secretario de Saúde, Luiz José Chiquim Filho, o evento contou com a palestra “Participação da comunidade no SUS: Cuidar da saúde é compromisso de todos”, ministrada pelo farmacêutico Ronaldo Carlos Gonçalves Júnior, que é especialista em Direito Sanitário, mestre em Gestão de Organizações de Saúde, ex-secretário municipal de Saúde e consultor em saúde pública.
“A contribuição de todos, em especial da população, é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficazes e representativas, já que refletem as necessidades da comunidade. Isso só reforça o nosso compromisso com a saúde pública e com o nosso município”, conclui o prefeito.

  19/05/2025
SAMU em Marapoama: saiba quem coordena o serviço e quando acionar o serviço da Central SAMU 192

Marapoama se prepara para receber uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O serviço é gratuito, acessado pelo número 192, e funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Vale destacar que o atendimento 192 é feito pela Central do SAMU, localizado na cidade de Catanduva e não pela Unidade de Saúde de Marapoama.
A prioridade do SAMU é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso que é avaliada pela Central SAMU 192.
O atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.
“Iniciamos as obras para receber uma unidade do SAMU que, assim como nosso Pronto-Socorro, funcionará 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Esse serviço vai garantir que a nossa população tenha acesso a atendimento de urgência de qualidade, o que é uma conquista para Marapoama”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.

Quando chamar o SAMU?

  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
  • Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
  • Afogamentos;
  • Choque elétrico;
  • Acidentes com produtos perigosos;
  • Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
  • Agressão por arma de fogo ou arma branca;
  • Soterramento, desabamento;
  • Crises convulsivas;
  • Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
  • Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
  08/05/2025
Prefeitura de Marapoama inicia entrega de Kits Escolares e de Saúde Bucal

Para assegurar que todas as crianças tenham condições de realizar as atividades propostas durante o ano, a Prefeitura de Marapoama começou a entregar os kits de material escolar na Escola Municipal Faride Aborihan. Os kits são compostos por vários itens, de acordo com a necessidade de cada faixa etária.
“Além de proporcionar economia para as famílias de Marapoama, essa iniciativa garante que nossos alunos tenham o material necessário para um aprendizado ainda mais completo e produtivo”, explica o prefeito Lourenço Lorenceti.
Todo material foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Marapoama.
“Educação de qualidade se constrói com compromisso e investimento. Garantir excelência no ensino sempre foi fundamental em nossa administração. Junto com o empenho dos professores e das equipes escolares, esses novos materiais chegam para complementar o desenvolvimento das aulas, garantindo a igualdade de oportunidades e o bem-estar dos estudantes”.

kits de Saúde Bucal

Além da entrega do material escolar, a Prefeitura de Marapoama também distribuiu kits de higiene bucal. A iniciativa tem por objetivo reforçar a importância da higiene bucal como parte da formação dos estudantes.
A entrega foi acompanhada de ações educativas.
“Cuidar da saúde bucal das nossas crianças é investir no futuro. Através dessa ação, queremos prevenir doenças e promover a adoção de hábitos saudáveis desde a infância”, finaliza Lourenço.