Notícias
  14/03/2025
Prefeito Lourenço assina convênio de R$ 1 milhão para o prolongamento da Pista de Caminhada e construção de uma ciclovia

O prefeito Lourenço Lorenceti, acompanhado da vereadora Cátia do Mé e dos vereadores Bob da Farmácia, Emerson do Escritório, João Barbieri, Nelven Rotta, esteve no último dia 13, quinta-feira,no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para assinar com o governador Tarcísio de Freitas, um convênio no valor de 1 milhão de reais. Os recursos, que serão investidos no prolongamento da Pista de Caminhada até o trevo do bairro Barro Preto, onde também será utilizado para a construção de uma Ciclovia. Os investimentos serão destinados através do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. 
A cerimônia de assinatura contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, do coordenador do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), Elnatan Ferreira de Oliveira, do secretário executivo da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Raul Christiano, do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, do deputado Carlão Pignatari e de prefeitos dos municípios contemplados.
Segundo Lourenço, assim que assumiu o comando da Prefeitura de Marapoama, esteve reunido com o deputado Carlão Pignatari para apresentar algumas demandas, entre elas, esse projeto encaminhado há cerca de dois anos ao FID, para o prolongamento da Pista de Caminhada e implantação da Ciclovia. “O Carlão já atendeu essa nossa reivindicação e intercedeu junto ao governador Tarcísio para liberação desses recursos”, afirmou Lourenço, ao destacar que com muito trabalho e dedicação, vamos cada dia mais, aos poucos, conquistando recursos e investimentos para saúde, educação, lazer e para todos os setores da nossa cidade.

  13/03/2025
Prefeitura Marapoama inicia o processo para a regularização do Distrito Industrial

Prefeitura de Marapoama iniciou a regularização definitiva do Distrito Industrial. Criado há mais de 30 anos, o distrito permaneceu sem regulamentação, impedindo os empresários de obter o título de propriedade dos seus terrenos, dificultando o acesso a linhas de crédito e de realizar investimentos, o que limita o crescimento e o desenvolvimento das empresas.
Durante a campanha eleitoral, o prefeito Lourenço Lorenceti e o vice-prefeito Ede Meneguesso se comprometeram em trazer uma solução definitiva para o problema. Na última segunda-feira, dia 17, prefeito, vice-prefeito, vereadores e empresários, estiveram reunidos na Câmara Municipal, com o arquiteto de Catanduva, Nilton Marto Vieira da Cruz, especialista em regularização de distritos industriais e loteamentos sem regulamentação.
Segundo Nilton Marto, o processo de regularização será realizado por meio da REURB - Regularização Fundiária Urbana, um dispositivo legal que torna possível a entrega dos títulos de propriedades aos empresários. “Temos todos os ingredientes para regularizar o Distrito Industrial de Marapoama, a partir de agora é reunir esses ingredientes, que são todos os documentos dos empresários e iniciar o processo de regularização na Prefeitura para finalizar no Cartório de Registro de Imóveis para que cada um dos empresários tenha a sua matrícula individualizada”. Para Lourenço e Ede, o compromisso de promover o desenvolvimento econômico da cidade segue firme. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e favorável para o crescimento dos nossos empresários. Estamos confiantes de que, com essa regularização, o Distrito Industrial se tornará um polo de progresso mais consistente e forte, contribuindo para o bem-estar de toda a nossa população”.

  28/02/2025
Prefeito, vice-prefeito, presidente da Câmara e vereadores vão a Brasília em busca de recursos para Marapoama

O prefeito Lourenço Lorenceti e o vice-prefeito Ede Meneguesso, acompanhados do presidente da Câmara, Carlos José Bortolozzo, das vereadoras Cátia do Mé e Rose do Pronto Socorro e dos vereadores Bobe da Farmácia, Edinho Scaldelai, Emerson do Escritório, Heibe Meneguesso e João Barbieri, estiveram em Brasília nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, em busca de emendas parlamentares para auxiliar o município superar a queda de arrecadação prevista para nesse ano de 2.025. Uma semana antes, nos dias 19 e 20 de fevereiro, o prefeito Lourenço esteve acompanhado do vereador Nelven em Brasília, também em busca de emenda parlamentar.

Com os vereadores que compõem a bancada do PL – Partido Liberal, na Câmara Municipal, Carlos Bortolozzo, Heibe Meneguesso e João Barbieri, prefeito e vice-prefeito estiveram no gabinete dos deputados federal Antonio Carlos Rodrigues e Luiz Carlos Motta, ambos PL, para entregar ofícios solicitando recursos para área da Saúde.

Com a vereadora Cátia do Mé e os vereadores Bobe da Farmácia e Emerson do Escritório, que compõem a bancada do PSD – Partido Social Democrático, o prefeito esteve no gabinete do deputado federal Saulo Pedroso (PSD) para entregar oficio solicitando recursos para aquisição de um caminhão Compactador de Lixo.

Com a vereadora Rose do Pronto Socorro e Edinho Scaldelai, que compõem a bancada do PODEMOS, o prefeito visitou o gabinete da deputada federal Renata Abreu (PODEMOS), para entregar ofício e solicitando recursos financeiros para aquisição de equipamento de coleta e exames rápidos de rotina de sangue.

Uma semana antes, acompanhado do vereador Nelven que compõem a bancada do Republicanos, o prefeito visitou o gabinete do deputado federal Fausto Pinato, PP – Partido Progressista para solicitar recursos para custeio da Saúde.

Além das visitas acompanhados dos vereadores e vice-prefeito, o prefeito Lourenço Lorenceti visitou a Ministério da Relações Institucionais, ainda com o Ministro Alexandre Padilha (PT), atualmente ministro da Saúde, em busca de recursos para Custeio da Saúde, e os deputados Arlindo Chinaglia (PT), Carlos Sampaio (PSDB) e Fernando Marangoni (União Brasil).

  18/02/2025
Marapoama realiza mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, está realizando nesse mês de fevereiro, mutirões de limpeza de avenidas, ruas, praças e terrenos vazios com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações organizadas pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, acontece nas Escolas da Redes Municipal e Estadual de Ensino, nos comércios, empresas, industrias e terrenos baldios, ruas, avenidas e praças.

De acordo com o prefeito Lourenço Lorenceti, o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. “As pessoas precisam entender que as altas temperaturas e esse período de chuvas ajuda muito a larva do mosquito se proliferar”, disse o prefeito, que a poucas semanas foi acometido pela dengue, ficando internado por cinco dias para recuperar as plaquetas e restabelecer a saúde. “Só quem passa por essa doença sabe o quanto é difícil a recuperação. Por isso não podemos perder tempo, a prevenção é a principal forma de combate da doença”.

Todas as localidades da cidade receberão os agentes municipais de endemias, que fazem a inspeção dos imóveis e terrenos baldios recolhendo todo material que pode ser utilizado como criadouro do mosquito.

  14/02/2025
Marapoama esteve presente em encontro do Fundo Social do Estado no Palácio dos Bandeirantes

A primeira-dama de Marapoama, Eliana Bortolozzo Lorenceti, acompanhada da coordenadora de Assistência Social, Thassia Careta, esteve presente no encontro realizado pela primeira dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas.

O evento que reuniu primeiras-damas e gestores de fundos sociais de mais de 300 cidades paulistas, aconteceu no último dia 12, quarta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O encontro teve como objetivo auxiliar as novas lideranças a participarem dos programas e iniciativas estaduais, ampliando o trabalho conjunto e o impacto das ações e políticas de desenvolvimento social nos municípios.

“Foi uma oportunidade de apresentar as ações do Estado para primeiras-damas e gestores de fundos locais, reforçando a parceria entre o Fundo Social e os municípios. Um alinhamento essencial para levar políticas públicas de forma eficiente às cidades e garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso a oportunidades, capacitação e suporte para uma vida melhor”, afirmou a primeira-dama, Cristiane Freitas.

De acordo com a primeira dama de Marapoama, o evento foi muito produtivo, uma vez que compartilhou com os municípios os programas e ações realizadas pelo Fundo Social do Estado que podem ser implantados nos municípios. “Recebemos um manual técnico e todas as instruções para cadastro nos programas desenvolvidos pelo Fundo Social do Estado que podem ser implantados em nosso município”, disse Eliana, ao destacar quevai cadastrar Marapoama também no programa Escolas de Qualificação Profissional. “Essa nova iniciativa levará cursos gratuitos de forma itinerante a regiões, utilizando carretas-escola equipadas para a formação profissional da população”.