Notícias
  23/01/2025
Prefeitura de Marapoama em parceria com Projeto Bella Visão oferece exames de vista gratuitos

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto Bella Visão, ofereceu para população de Marapoama exames de vista gratuitos. As consultas aconteceram nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, em um ônibus do Projeto Bella Visão que permaneceu estacionado em frente a Escola Faride Aborihan, onde foram realizadas consultas com profissionais altamente qualificados, sem nenhum custo para a população. O atendimento foi realizado por agendamento antecipado, mas por ordem de distribuição de senhas no dia da consulta.

Esta foi a primeira edição do projeto no município e, segundo o prefeito Lourenço Lorenceti, o projeto auxiliou na redução da fila de espera por exames de vista, pois muitos esperavam a vaga para poder realizar seus exames de rotina e atualizar o grau dos óculos. “O cuidado com a visão é necessário”, disse o prefeito, ao destacar que a busca por um profissional pode auxiliar a melhorar a visão ou detectar patologias que tratadas no início garantem um tratamento eficaz. “

No projeto Bella Visão o profissional responsável é o Optometrista, uma profissão pouco conhecida em nossa região, o trabalho dele auxilia na identificação de problemas da visão, como miopia, astigmatismo, hipermetropia, utilizando-se apenas métodos não invasivos, para que se possa prescrever óculos para a correção de grau. O Projeto atua em mais de 80 cidades no noroeste do estado e, agora, chega a Marapoama, oferecendo uma excelente oportunidade para que os moradores realizem exames de vista gratuitamente. Aproveitem essa iniciativa e cuidem da saúde ocular!

  18/01/2025
Fundo Social de Solidariedade realizou a primeira reunião de 2025 com Grupo da Melhor Idade

O Fundo Social de Solidariedade de Marapoama realizou na manhã da última quinta-feira, dia 16, a primeira reunião com o Grupo da Melhor Idade. O evento, conduzido pela primeira dama Eliana Bortolozzo Lorenceti, teve o objetivo de definir as atividades do Grupo da Melhor Idade para o ano de 2025. Na oportunidade, a primeira dama divulgou sobre os projetos para as várias atividades estão previstas para este ano e que estava muito feliz por ter realizado a sua primeira reunião com os membros do Grupo da Melhor Idade.

O encontro foi organizado pela Coordenadoria de Assistência Social em parceria com o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Durante o evento, a primeira dama apresentou aos presentes as atividades previstas para o ano de 2025, falou do evento programado para dar abertura oficial aos eventos do Grupo e pediu sugestões. “Foi um encontro muito especial, muito alegre e de muitas sugestões”, disse a primeira dama, ao destacar que ficou muito feliz nesse primeiro contato com o Grupo da Melhor Idade. “Vamos fazer uma agenda de atividades para levar muito lazer e entretenimento ao Grupo da Melhor Idade”

O encontro aconteceu na sede do Orgão Gestor e reuniu cerca os  membros do Grupo da Melhor Idade. “Os integrantes do grupo participaram em peso. Foi uma manhã de muita alegria e lazer”, comemorou a primeira dama, ao destacar que todos foram muito participativos e trouxeram muitas sugestões. “Vamos manter tudo o que estava sendo feito e dando certo. No entanto vamos ampliar as atividades conforme as necessidades e fazer de tudo para propiciar muitos momentos de lazer e entretenimento aos integrantes do grupo”.

  16/01/2025
Campanha de troca de óleo usado faz a primeira destinação de óleo usado para o destino correto em 2025

A campanha para troca de óleo usado por novo, já deu o destino correto para o primeiro lote de de óleo usado em 2025. Encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, a campanha arrecadou 764 litros de óleo usado e encaminhou para o descarte correto através da campanha “Troque seu óleo de cozinha usado por novo”, realizada em parceria com a empresa J.R.Bady - Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, responsável pelo material após a coleta.

A ação que visa promover atitudes sustentáveis com o objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo usado que pode causar diversos impactos ambientais continua a todo vapor.

Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário entregar no Ecoponto instalado no Setor Municipal de Meio Ambiente, Rua Ângelo Rotta, 11, o óleo usado. A cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Ecoponto, vale uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo. 

O Setor de Meio Ambiente explica que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

As estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Outro grande prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir e obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, contribuindo para as enchentes.