Prefeitura de Marapoama realiza campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo em Marapoama começou na segunda-feira, dia 10, e vai até o dia 15, quando será realizado o Dia 'D' de Combate ao Sarampo

A meta da Coordenadoria Municipal de Saúde é vacinar crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade, residentes da zona urbana e rural.

O objetivo principal são as pessoas que ainda não foram vacinadas e as que perderam suas carteiras de vacinação e não tem como comprovar que tomaram as doses.

A vacina está disponível ainda para crianças que completaram 6 meses de idade com a dose "D". A segunda dose para as que completarem 1 ano, e a terceira dose para as crianças de 1 ano e 3 meses de idade. Adolescentes sem cartão de vacina também devem ser vacinados.

A coordenadora Municipal de Saúde, Vanessa Meneguesso, orienta as pessoas com até 29 anos de idade, que tomou apenas a primeira dose, retornem aos postos para tomar a segunda dose. E as com idade entre 39 a 49 anos, para tomar a dose única. "A vacina está disponível durante todo o ano nos posto de saúde. Estamos com uma equipe no posto empenhada em atender toda a população", afirmou.

Para tomar a vacina as pessoas devem procurar o posto de saúde, portando sua carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF.

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus gravemente contagioso que merece bastante atenção. O Brasil, apesar de ter recebido um certificado da eliminação da doença em 2016, voltou a registrar casos em 2018.

O vírus é transmitido de maneira direta por meio de gotículas respiratórias que são eliminadas pelo doente ao espirrar, tossir e falar. A forma de se prevenir do sarampo é por meio da vacinação.