Professores de Marapoama participam de palestra, planejamento e capacitação para uso de novo materia

Diretoras, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino de Marapoama participaram nos últimos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, de palestra, planejamento e capacitação. As atividades foram realizadas na Escola Faride Aborihan, e no primeiro dia de trabalho, 14, foi definido em conjunto com a coordenadora Municipal de Ensino, Maria José Patini, o planejamento pedagógico para as aulas de 2018.

Na quinta feira, 15, foi a vez da palestra sobre motivação e humanização com o professor Antonio Carlos Arruda, do Instituto Souza.

De acordo com o professor, educar, atualmente, se tornou uma tarefa árdua para professores, coordenadores, diretores, pais e mães. Para ele, a educação vai além de um currículo tradicional e que fuja da grade curricular padronizada. "Se acreditarmos e a construirmos com base em valores humanos ela será transformadora e emancipadora".

Na sexta-feira, 16, foi a vez da capacitação aos diretores, coordenadores e professores para a utilização do novo Sistema de Ensino. A capacitação foi realizada pelo professor Dr. Rogério Carvalho - Doutorado em Educação pela USP. O evento teve a finalidade de orientar os educadores e direção das escolas para o uso do novo material didático.

O Ensino Fundamental Anos Iniciais do Sistema Gênese de Ensino está alicerçado na proposta de construção da aprendizagem, a qual se dá de forma interativa com o meio e nas relações interpessoais. Também tem como eixo os quatro pilares da educação, que visam ao desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno; aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O material proporciona relação entre ação e reflexão, estimulando os trabalhos individuais e coletivos, de modo a favorecer um processo de aprendizado dialético. Assim, as teorias são trazidas para o campo concreto, em situações reais, para que os conteúdos façam sentido e sejam compreendidos e assimilados, não apenas decorados.

O prefeito Marcio Perpetuo Augusto destaca que a Rede Municipal de Ensino de Marapoama vai dar um salto significativo na qualidade da aprendizagem. "Nossa rede de ensino passará a oferecer gradativamente um ensino a nível de primeiro mundo a partir desse ano, isso significa que nossos estudantes terão um aprendizado equivalente ao de escolas particulares", comenta.