28 de julho de 2023

Campanha de troca de óleo usado destina 484 litros para descarte correto

A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou e entregou na última semana para o descarte correto 484 litros de óleo usado.

A campanha tem como finalidade recolher e dar o destino correto ao óleo usado em frituras nas casas e estabelecimentos comerciais, evitando que o produto seja jogado na pia, no ralo ou no lixo doméstico, podendo causar a contaminação de rios. Além disso, quem colabora com a campanha, ainda é beneficiado economicamente, já que a cada quatro litros que for entregue no Posto de arrecadação, vale uma garrafa de 900ml de óleo novo. Todo o óleo usado arrecadado em Marapoama é encaminhado para o descarte correto através da parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais, que fornece as garrafas de óleo novo e recicla o óleo usado.

A campanha de troca de óleo usado por novo em Marapoama, teve início 2017, no primeiro ano da administração do prefeito Márcio Perpetuo Augusto. De acordo com a encarregada pelo Setor de Meio ambiente, Sonia Scaldelai, a iniciativa já se consagrou como um método inteligente e eficaz de proteger o Meio Ambiente. “O projeto está sendo muito bom e todos os meses a colaboração da população tem sido fundamental”, disse Sonia, ao explicar que recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.