Campanha da troca de óleo usado arrecada 528 litros no mês de setembro
A campanha para troca de óleo usado por novo, encabeçada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou 528 litros de óleo usado no último mês de setembro. A ação que visa promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.
A campanha, ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’, tem o objetivo evitar o descarte incorreto de óleo usado que pode causar diversos impactos ambientais. Através da campanha o descarte é feito de forma correta.
Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário entregar no Ecoponto, situado na Prefeitura Municipal. A cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Ecoponto, é entregue uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.
O Setor de Meio Ambiente explica que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.
As estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Outro grande prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir e obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, contribuindo para as enchentes.
VEJA MAIS
18 de maio de 2022
Prefeitura recebe nova remessa de óleo de cozinha novo para campanha de troca por óleo usado
17 de maio de 2022
Vigilância Epidemiológica de Marapoama realiza trabalho de conscientização no combate a Dengue
4 de maio de 2022
Marapoama recebe Pá-carregadeira e assina convênio de R$ 200 mil para sinalização de trânsito com o Governo do Estado
29 de abril de 2022
Prefeitura de Marapoama investe em melhorias para os alunos da Rede Municipal de Educação
29 de abril de 2022