Assistência Social e Saúde aderem a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
A Prefeitura de Marapoama, através das Coordenadorias de Assistência Social e Saúde aderiu a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez da Adolescência. Com o tema; ‘Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, a campanha tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral aos menino e meninas adolescentes, orientando o exercício da vida sexual e reprodutiva com base em valores e comportamentos e decisões mais responsáveis, além de auxiliar na construção de projetos de vida de longo prazo. “A garantia de desenvolvimento integral na adolescência e juventude é uma responsabilidade coletiva que precisa unir família, escola e sociedade”, explicam os especialistas.
A gravidez precoce pode gerar várias consequências tanto para a mãe quanto para o bebê, podendo ter impactos físicos, psicológicos e socioeconômicos. No art. 8º da lei nº 8069/90, está instituído que na primeira semana de fevereiro deve ser disseminadas informações sobre medidas preventivas e educativas, que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.
Há consequências de uma gravidez precoce, mesmo que engravidar de forma voluntária ou involuntariamente, faz o adolescente ter seus projetos de vida alterados, contribuindo para o abandono escolar, a perpetuação dos ciclos de vulnerabilidade, desigualdades, exclusão e dificuldades para arrumar trabalho entre outras consequências graves.
O principal objetivo da campanha é disseminar informações sobre as medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência da gravidez na adolescência. “A meta é garantir as informações necessárias para que meninos e meninas tenham responsabilidade e se relacionem sexualmente no tempo certo e evitem além da gravidez precoce doenças sexualmente transmissíveis”.
VEJA MAIS
10 de março de 2023
Unidade móvel do Nossa Energia estará em Marapoama para trocar lâmpadas de famílias de baixa renda
13 de fevereiro de 2023