6 de fevereiro de 2023

Assistência Social e Saúde aderem a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência


A Prefeitura de Marapoama, através das Coordenadorias de Assistência Social e Saúde aderiu a Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez da Adolescência. Com o tema; ‘Adolescência Primeiro, Gravidez Depois, a campanha tratar a gravidez na adolescência sob uma perspectiva preventiva e de atenção integral aos menino e meninas adolescentes, orientando o exercício da vida sexual e reprodutiva com base em valores e comportamentos e decisões mais responsáveis, além de auxiliar na construção de projetos de vida de longo prazo. “A garantia de desenvolvimento integral na adolescência e juventude é uma responsabilidade coletiva que precisa unir família, escola e sociedade”, explicam os especialistas.

A gravidez precoce pode gerar várias consequências tanto para a mãe quanto para o bebê, podendo ter impactos físicos, psicológicos e socioeconômicos. No art. 8º da lei nº 8069/90, está instituído que na primeira semana de fevereiro deve ser disseminadas informações sobre medidas preventivas e educativas, que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Há consequências de uma gravidez precoce, mesmo que engravidar de forma voluntária ou involuntariamente, faz o adolescente ter seus projetos de vida alterados, contribuindo para o abandono escolar, a perpetuação dos ciclos de vulnerabilidade, desigualdades, exclusão e dificuldades para arrumar trabalho entre outras consequências graves.   

O principal objetivo da campanha é disseminar informações sobre as medidas preventivas e educativas para reduzir a incidência da gravidez na adolescência. “A meta é garantir as informações necessárias para que meninos e meninas tenham responsabilidade e se relacionem sexualmente no tempo certo e evitem além da gravidez precoce doenças sexualmente transmissíveis”.

Top