28 de março de 2022

Reciclagem de Lixo Eletrônico resultou em conquista de um computador para Marapoama

A coleta de Lixo Eletrônico em Marapaoma já resultou em conquista para o município. Na última semana, a empresa Reciclatrônicos Informática recolheu os 750 quilos de lixo eletrônico e doméstico arrecadado durante a campanha e presenteou o município com um computador reciclado.

De acordo com a responsável pelo Setor Municipal de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, graças a a parceria com entidade ambiental especializada na reciclagem de lixo eletrônico, o trabalho da administração já resultou na conquista de um computador para o município e na destinação correta dos equipamentos que podem contaminar o Meio Ambiente quando descartado incorretamente. “Quando esses resíduos são descartados de maneira incorreta eles contribuem para poluir o meio ambiente, podendo causar vários problemas como a contaminação do solo, do subsolo e até mesmo das águas subterrâneas”, lembrou Sonia, ao destacar que o descarte incorreto do lixo eletrônico também tem o ônus de prejudicar o trabalho de reciclagem desses materiais. “No nosso município o descarte tem sido realizado da maneira correta, gerando resultados satisfatórios do ponto de vista ambiental”.

No Brasil, desde 2010 a Lei Federal nº 12.305 regula a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevendo que equipamentos eletroeletrônicos sejam descartados de forma correta e em locais apropriados. A Prefeitura de Marapoama recebeu um certificado atestando o descarte ecológico do lixo eletrônico, junto com um relatório contendo dados do que foi recolhido, com informação sobre a quantidade, o peso e inclusive fotografias dos materiais.