Notícias
  14/09/2021
Prefeito Márcio participa de audiência em São Paulo com deputado Marcos Zerbini e conquista CCI e Cozinha Piloto

O prefeito Márcio Perpetuo Augusto, acompanhado do deputado Estadual Marcos Zerbini (PSDB), participou na última quinta-feira, dia 09, de uma audiência com o secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marquinhos Vinholi. Durante o compromisso oficial em São Paulo, o deputado Marcos Zerbini cobrou uma posição do secretário sobre a liberação de recursos para obras de construção do CCI – Centro de Convivência do Idoso que está pendente desde 03 de setembro de 2019 na Unidade Administrativa Núcleo de Documentação (SEDS) e intercedeu pela liberação de recursos financeiros para a construção de uma Cozinha Piloto.

Em resposta, Marquinhos Vinholi autorizou a liberação de recursos para as duas obras e abriu para Prefeitura de Marapoama o acesso do Programa Estadual Sem Papel para que sejam encaminhados para o Governo do Estado os documentos e os projetos com os custos das duas obras para que seja assinado o convênio e, em seguida, feita a liberação dos recursos financeiros. “Sabemos da importância dessas obras para Marapoama”, disse o secretário, ao destacar que contando com o pedido do Zerbini não se tem como negar. “Fico feliz que Marapoama tenha o Zerbini intercedendo pelas reivindicação aqui no Governo do Estado. O Zerbini e o Márcio são dois companheiros de luta que tem as portas abertas e por isso vamos agilizar a liberação dessas duas obras”.

O prefeito Márcio comemorou a resposta positiva para liberação do Centro de Conveniência do Idoso e da Cozinha Piloto. “Sai de São Paulo com uma grande conquista. Agora é encaminhar os documentos e assinar os convênios para licitar e iniciar as obras”, comemorou Márcio, ao destacar que aproveitou a audiência para solicitar a pavimentação asfáltica do Anel Viário entre as estradas vicinais Marapoama / Elisiário e Marapoama / Urupês. “O secretário foi bastante receptivo com a reivindicação da pavimentação do Anel Viário e pediu para que o projeto fosse encaminhado pelo deputado Marcos Zerbini no DER. Ele afirmou que não será fácil, mas que não é impossível e, que junto com o Zerbini, vão trabalhar juntos para liberar a obra”.

  02/09/2021
Novo poço artesiano vai produzir pouco mais de 35 mil litros de água por hora

A Prefeitura está investindo recursos próprios para solucionar os problemas de abastecimento de água em Marapoama. Desde o mês passado, a Prefeitura iniciou a perfuração de um novo poço artesiano, que após os testes realizados hoje, tem a capacidade de produzir pouco mais de 35 mil litros de água por hora, aumentando a capacidade de abastecimento da rede existente e colocando fim aos problemas históricos de falta de água. O poço foi perfurado próximo ao existe e tem 230 metros de profundidade.  

De acordo com o prefeito Marcio Perpétuo Augusto, desde o início de seu primeiro mandato vem trabalhando para resolver o problema de falta d´água na cidade. “Há décadas Marapoama sofre com a falta de água. Primeiro trabalhamos para solucionar os problemas com a renovação e a melhora dos equipamentos existentes”, lembrou o prefeito, ao destacar que mesmo assim foi preciso reservar recursos e perfurar um novo poço artesiano. “Nessa semana tudo estará pronto e tão logo o poço entre em funcionamento posso dizer que todos os moradores terão água nas torneiras todos os dias. Esse novo poço vem para solucionar a capacidade de produção de água”.

Nos últimos quatro anos, os esforços para melhorar o abastecimento e ampliar a distribuição de água em Marapoama foram intensos. Somente de 2017 até 2020 a melhora nos equipamentos existentes foram responsáveis pela produção de milhares de litros de água por hora adicionados à rede. As ações incluíram o aumento na pressão e no volume de produção de água dos poços, com a substituição de bombas antigas por equipamentos mais potentes e interligação dos poços à rede de água e nos reservatórios da água.

  31/08/2021
Programa Bolsa Trabalho prorroga as inscrições até sexta-feira, dia 03 de setembro

O Governo do Estado de São Paulo, autorizou a Prefeitura de Marapoama, prorrogar as inscrições para o Programa Bolsa Trabalho até a próxima sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021.

As vagas são destinadas para a população desempregada, com prioridade para mulheres, e jovens em situação de vulnerabilidade. Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo até o dia 03 de setembro de 2021, sexta-feira, pelo www.bolsadopovo.sp.gov.br. Para as pessoas que não tem acesso à internet, podem buscar apoio no Órgão Gestor, Praça da Independência, 130, Centro, para garantir a sua inscrição. A seleção acontece de 08 a 10 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

O Governo de São Paulo esclareceu que a distribuição de vagas entre os municípios considera critérios como: população; índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. Para Marapoama está reservado 20 vagas Os inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

O programa tem a duração de 5 meses. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 535,00 além de curso de qualificação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por 4 horas diárias, 5 dias por semana.  O Bolsa Trabalho visa promover a retomada de emprego e renda. Deverão ser impactadas, direta e indiretamente, cerca de 120 mil pessoas apenas no ano de 2021. Através dele será oferecida ocupação e qualificação profissional e renda a população mais carente.

São condições para a inscrição:

1) Situação de desemprego, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente;

2) Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de inscrição;

3) Residência de no mínimo 2 (dois) anos no município;

4) Renda per capita familiar de até meio salário mínimo;

5) Somente um beneficiário por núcleo familiar.

Deverão ser enviados, por meio do portal Bolsa do Povo, os seguintes documentos:

1)  Carteira de Identidade (RG);

2) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

3) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 

4) Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). As pessoas sujeitas à condição prevista no parágrafo único do artigo 3° do Decreto n.º 44.034/1999, alterado pelo Decreto n.º 49.017/2004, poderão apresentar declaração que comprove a situação.

  27/08/2021
Meio Ambiente retira e faz a destinação correta de 280 quilos e lixo eletrônico

Sempre pensando no bem estar da população e na preservação do Meio Ambiente, a Prefeitura de Marapoama e o Setor de Meio Ambiente realizaram nos dias 16, 17, 18 e 19 mais uma campanha de arrecadação de lixo eletrônico.

Nessa etapa foram arrecadados 280 quilos de lixo eletrônico, o qual foram recolhidos pela Reciclatronicos, empresa responsável em fazer o descarte correto. Foram arrecadados computadores, monitores, fios, cabos, placas, celulares, telefones, carregadores, eletrodomésticos entre outros objetos eletrônicos.

Os interessados em descartar lixos eletrônicos que não conseguiu aproveitar a campanha, deve procurar o Ponto de Coleta no Setor de Meio Ambiente, situado no prédio da Prefeitura de Marapoama, para descartar os objetos eletrônicos.

A campanha conta com a parceria entre a Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente e a Reciclatronicos Informática.

De acordo com a responsável do Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, o lixo eletrônico causa diversos danos ambientais, sendo que os principais são contaminação por metais pesados, danos à saúde pública e redução do tempo de vida dos aterros. “Lidar com o lixo eletrônico é hoje um dos principais desafios do Poder Público”, disse Sonia e destacou que contar com parcerias com a iniciativa privada para enfrentar essas dificuldades é trabalhar em parceria para a construção de uma sociedade justa do ponto de vista social e ambientalmente sustentável.

  27/08/2021
Perfuração de Poço Artesiano vai solucionar problema de falta d’água na cidade

A Prefeitura de Marapoama iniciou no último dia 19, quinta-feira, a perfuração de um novo Poço Artesiano profundo na cidade.

A obra, construída com recursos próprio do município terá a profundidade de 230 metros, o que será suficiente para gerar a quantidade de litros necessárias para manter o abastecimento da cidade.

O Poço Artesiano está sendo construído na parte alta da cidade, onde existe atualmente o sistema de tratamento de cloro. O novo Poço Artesiano profundo será interligado a rede de abastecimento.

A perfuração do Poço Artesiano faz parte do cronograma de trabalho da atual administração, que se propõem solucionar o problema da falta de água na cidade, principalmente na época da seca.

O novo Poço Artesiano Profundo está em fase final e assim que for instalada a bomba, será feita a interligação com a rede existente. “Desde o início do meu mandato afirmei que iria buscar solução para resolver a falta de água em Marapoama, estamos finalizando a perfuração deste poço, que vai solucionar o problema da falta de água na cidade”, assegurou o prefeito Marcio Perpetuo Augusto, ao destacar que atualmente estamos vivendo um periodo de seca e que é prudente usar a água com consciência. “Estamos em um período delicado para o sistema de abastecimento de água. Vamos resolver o problema da demanda da cidade, mas é muito importante usar com consciência”.

  27/08/2021
Prefeitura realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social

A XI Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada no Órgão Gestor, na tarde do último o dia 18 de agosto, e teve como tema; ‘Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’.

Durante o evento foram tratados assuntos de suma importância na Assistência Social, com diálogos entre autoridades e munícipes.

A Conferência teve caráter deliberativo e oportunizou o debate, avaliação e a proposição de novas diretrizes para a Política de Assistência Social e o aprimoramento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A Conferência foi dividida em cinco eixos, sendo A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Os membros da Conferência elegeram os seguintes Delegados: Titular Vanessa Teles e Suplente Gisele Scobosa Pardim.

  24/08/2021
Marapoama abre inscrição para Programa Bolsa Trabalho

A Prefeitura de Marapoama, através da Coordenadoria de Assistência Social, abriu as inscrições para o Programa Bolsa Trabalho. As vagas são destinadas para a população desempregada, com prioridade para mulheres, e jovens em situação de vulnerabilidade. O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo.

Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo até o dia 29 de agosto, www.bolsadopovo.sp.gov.br. Para as pessoas que não tem acesso à internet, podem buscar apoio no Órgão Gestor, Praça da Independência, 130, Centro, para garantir a sua inscrição. A seleção acontece de 08 a 10 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

O Governo de São Paulo esclareceu que a distribuição de vagas entre os municípios considera critérios como: população; índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. Para Marapoama está reservado 20 vagas Os inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

O programa tem a duração de 5 meses. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 535,00 além de curso de qualificação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por 4 horas diárias, 5 dias por semana.  O Bolsa Trabalho visa promover a retomada de emprego e renda. Deverão ser impactadas, direta e indiretamente, cerca de 120 mil pessoas apenas no ano de 2021. Através dele será oferecida ocupação e qualificação profissional e renda a população mais carente.

São condições para a inscrição:

1) Situação de desemprego, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente;

2) Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de inscrição;

3) Residência de no mínimo 2 (dois) anos no município;

4) Renda per capita familiar de até meio salário mínimo;

5) Somente um beneficiário por núcleo familiar.

Deverão ser enviados, por meio do portal Bolsa do Povo, os seguintes documentos:

1)  Carteira de Identidade (RG);

2) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

3) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 

4) Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). As pessoas sujeitas à condição prevista no parágrafo único do artigo 3° do Decreto n.º 44.034/1999, alterado pelo Decreto n.º 49.017/2004, poderão apresentar declaração que comprove a situação.

  17/08/2021
Prefeitura de Marapoama e Sebrae inicia as tratativas para instalação da ‘Cabine, Alô Sebrae?’

A Prefeitura de Marapoama e o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – iniciaram na última terça-feira, dia 10, as tratativas para a instalação da ‘Cabine, Alô Sebrae?’ no município. O equipamento tem a finalidade de conectar os empresários do município diretamente com os consultores do Sebrae para orientações de como abertura de empresas e dúvidas em geral, como reestruturação empresarial, investimentos, abertura de novos mercado, marketing etc.

Representando o Sebrae estiveram presentes a analista de negócios, Lidiane Gibin e o gestor de negócios, Luciano Impastaro e representando a Prefeitura a Agente Municipal do Banco do Povo Jamile Franchi.

Durante o encontro ficou estabelecido que a Prefeitura de Marapoama disponibilizará um servidor municipal para auxílio aos interessados em utilizar o equipamento e um local com rede elétrica e de internet para instalação e o Sebrae disponibilizará a Cabine, Alô Sebrae com todos os equipamentos e garantir a Central de Consultores com profissionais para atendimento dos empresários do município.

De acordo com as informações dos representantes do Sebrae, dois municípios do Estado de São Paulo foram escolhidos para serem Piloto da Cabine, Alô Sebrae?, o que norteará o Sebrae para a funcionalidade do equipamento e a sua implantação nos demais municípios de São Paulo.