Rádio 104,9 FM de Marapoama abres as portas para Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral
A Rádio 104,9 FM de Marapoama, recebeu na última quinta-feira, dia 11, a enfermeira Cláudia Bastreghi, o agente de Endemias e professor de educação física, João Henrique Gambarini e o agente de Saúde Renato Store, representando a Coordenadoria Municipal de Saúde, o vice-prefeito de Elisiário, Jorge Luiz, o popular Legal Legal e o contador Emerson Grégio.
Durante o programa do apresentador Edvaldo Junior, os convidados falaram sobre as atividades da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral e demais assuntos de Saúde Pública recorrente do período do ano, como a proliferação do Escorpião e outros animais peçonhentos que podem causar problemas de saúde a população.
A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose foi instituída pela Lei nº 12.604/2012, sendo celebrada, anualmente, na semana que incluiu o dia 10 de agosto.
A data objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil; difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por mais de 20 espécies de leishmania (um gênero de protozoários). Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: tegumentar ou cutânea e visceral ou calazar.
A leishmaniose visceral em humanos é considerada, pela Organização Mundial de Saúde, uma das principais doenças negligenciadas do planeta, pois ocorre com maior frequência em populações socialmente mais vulneráveis, principalmente em crianças. É uma doença grave e que pode levar à morte se não for tratada oportuna e adequadamente.
Por esses motivos, caracteriza-se como um desafio à saúde pública mundial e um dos principais problemas de saúde veterinária para os cães, com alta relevância para a saúde pública no Brasil.
VEJA MAIS
29 de setembro de 2023
Eleitores de Marapoama vão às urnas domingo, dia 1º de outubro, para escolher os novos Conselheiros Tutelares
19 de setembro de 2023
Prefeitura de Marapoama realizou nova etapa de vacinação antirrábica para cães e gatos
15 de setembro de 2023
Prefeitura realiza melhorias da Estação de Tratamento de Esgoto para aumentar sua eficiência
14 de setembro de 2023