5 de novembro de 2021

Programa do Governo de São Paulo identifica 284 propriedades rurais e 61 quilômetros de estradas vicinais em Marapoama


O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, concluído o Programa Rotas Rurais. O objetivo do programa foi o de mapear as estradas paulistas, por meio de um software, via satélite e disponibilizar para a população da zona rural, a localização de sua propriedade.

O projeto contou com a participação da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Durante evento em São José do Rio Preto, o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, recebeu um mapa e um caderno com todo o mapeamento rural de Marapoama, identificando os 61 quilômetros de estradas e as 284 propriedades rurais do município. 

Segundo ele, valorizar o produtor rural e incentivar o agronegócio e o seu desenvolvimento sustentável e produtivo é uma de suas propostas de governo e o Programa Rotas Rurais é uma das formas de ajudar o município a desenvolver ações e medidas que facilitam a vida do produtor rural. “O mapeamento e base de dados que recebemos tem um índice de 95% de eficiência”, disse Marcio, ao destacar que a base de dados é compatível com serviços de navegação digital e ajudará a encontrar as propriedades com mais facilidade, dando agilidade a logística dos produtores rurais e na compra e venda de produtos e insumos. “Vamos ter maior interação entre produtores e compradores para elaborar e implementar políticas públicas mais assertivas com o conhecimento geográfico das áreas rurais do município, além de facilitar serviços públicos, como prestação de serviços de saúde, segurança, assistência social, entre outros”. 

O principal ganho com a implementação do Rotas Rurais no Estado será a viabilização de acesso a serviços públicos básicos e fundamentais, como saúde e segurança. Além disso, ação facilitará a atuação de empresas privadas, cooperativas e associações de produtores, a logística e a distribuição de produtos agropecuários e a melhoria da infraestrutura do campo.

O sistema funciona mesmo onde não existe um endereço estruturado com rua e número, graças à tecnologia Plus Codes, criado pelo Google, que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhante aos códigos postais. A partir dos dados finalizados, o produtor rural passa a ter um endereço digital individualizado, permitindo o recebimento de correspondência, obtenção de crédito e melhora no acesso à propriedade e no escoamento da produção.

Top