17 de dezembro de 2021

Campanha para troca de óleo de cozinha completa 3 anos e meio com arrecadação de 7.853 litros de óleo usado

A campanha para troca de óleo de cozinha usado por óleo novo, lançada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, completou 3 anos e meio com a arrecadação. Durante o período, 7.853 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta.

De acordo com as pesquisas, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos, além de que se jogado na pia, danifica a instalação hidráulica e entope as tubulações, obstruindo galerias de esgotos e bocas de lobo, além de impermeabilizar o solo, contribuindo para as enchentes.

“Uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, sabão, detergente e produção de farinha básica para ração animal e biodiesel”, disse a responsável pelo Setor de Meio Ambiente Sonia Scaldelai.

A campanha, ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’, tem o objetivo de retirar o óleo usado, através da troca de cada 04 litros de óleo usado, por uma garrafa de óleo de 900 ml.

O ponto de troca está localizado na Prefeitura Municipal, onde está instalado o Setor de Meio Ambiente, na rua XV de Novembro, 141. Nesse último mês de Novembro, 534 litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados e tiveram o seu descarte de forma correta.