31 de agosto de 2021

Programa Bolsa Trabalho prorroga as inscrições até sexta-feira, dia 03 de setembro


O Governo do Estado de São Paulo, autorizou a Prefeitura de Marapoama, prorrogar as inscrições para o Programa Bolsa Trabalho até a próxima sexta-feira, dia 03 de setembro de 2021.

As vagas são destinadas para a população desempregada, com prioridade para mulheres, e jovens em situação de vulnerabilidade. Serão aceitas inscrições de moradores do estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar de até R$ 550 por pessoa (equivalente a meio salário mínimo). Os cidadãos elegíveis devem se inscrever no portal do Bolsa do Povo até o dia 03 de setembro de 2021, sexta-feira, pelo www.bolsadopovo.sp.gov.br. Para as pessoas que não tem acesso à internet, podem buscar apoio no Órgão Gestor, Praça da Independência, 130, Centro, para garantir a sua inscrição. A seleção acontece de 08 a 10 de setembro e a convocação será feita por meio de publicação no Diário Oficial.

O Governo de São Paulo esclareceu que a distribuição de vagas entre os municípios considera critérios como: população; índice de vulnerabilidade social e projetos de desenvolvimento local. Para Marapoama está reservado 20 vagas Os inscritos são selecionados conforme parâmetros do questionário socioeconômico, com priorizações de mulheres arrimo de família, maiores encargos familiares, tempo de desemprego e maior idade.

O programa tem a duração de 5 meses. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 535,00 além de curso de qualificação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por 4 horas diárias, 5 dias por semana.  O Bolsa Trabalho visa promover a retomada de emprego e renda. Deverão ser impactadas, direta e indiretamente, cerca de 120 mil pessoas apenas no ano de 2021. Através dele será oferecida ocupação e qualificação profissional e renda a população mais carente.

São condições para a inscrição:

1) Situação de desemprego, desde que não seja beneficiário de seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente;

2) Idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até a data de inscrição;

3) Residência de no mínimo 2 (dois) anos no município;

4) Renda per capita familiar de até meio salário mínimo;

5) Somente um beneficiário por núcleo familiar.

Deverão ser enviados, por meio do portal Bolsa do Povo, os seguintes documentos:

1)  Carteira de Identidade (RG);

2) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

3) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 

4) Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone). As pessoas sujeitas à condição prevista no parágrafo único do artigo 3° do Decreto n.º 44.034/1999, alterado pelo Decreto n.º 49.017/2004, poderão apresentar declaração que comprove a situação.

Top