8 de fevereiro de 2023

Prefeitura encaminha mais 547 litros de óleo vegetal usado para reciclagem

O Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado recolheu e encaminhou para reciclagem mais 547 litros para o descarte correto. O Setor de Meio Ambiente está recebendo e fazendo a troca do óleo usado por óleo novo na rua Antonio Rotta, 11.

Desde o ano em que o programa foi implementado, em junho de 2017, até o mês passado, foram coletados e encaminhados para reciclagem pouco mais de 9.500 litros de óleo vegetal usado. O óleo vegetal usado, descartado incorretamente nas pias e ralos, causa danos ao ambiente, contaminando solo, rios, mares e lagoas. Também entope ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção da rede.

Segundo a encarregada do Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, por essas razões se faz necessário disciplinar a destinação e o descarte apropriado, para oferecer aos munícipes alternativas ambientalmente adequadas de destino do óleo vegetal. “Nossa missão é orientar a população sobre os danos ao meio ambiente, relacionados ao descarte incorreto deste resíduo para impedir problemas futuros”, explicou Sonia, ao destacar que através da parceria com a empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais todo material coletado é encaminhado para reciclagem, sendo usado como matéria-prima na produção de sabão, detergente e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel.