17 de dezembro de 2021

Prefeitura de Marapoama apresenta resultado da castração gratuita de cães e gatos

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, apresentou nesse mês de dezembro os resultados dos procedimentos de castração gratuita de cães e gatos desde a aprovação da Lei 853/2018. De acordo com a responsável pelo setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, foram cadastrados 86 cachorros fêmea, 26 cachorros macho, 59 gatos fêmea e 21 gatos macho, somando um total de 192 castrações animais, sendo 145 fêmeas e 47 machos.

Sonia explicou que no início os beneficiários foram as famílias de baixa renda e que tinham fêmeas, mas que aos poucos passaram a ser contemplados todos animais de rua e pessoas acumuladoras de animais. “Realizamos uma média de quatro procedimentos cirúrgicos por mês. Primeiro com as fêmeas e depois com os machos”, disse.

O prefeito Márcio Perpetuo Augusto destacou a importância da iniciativa, na diminuição da população de animais abandonados. “Na medida em que você diminuiu a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de animais abandonados”, lembrou o prefeito, ao observar que os proprietários dos animais recebem orientações da equipe de profissionais, sobre os cuidados com o animal. “Os animais chegam em jejum e na sequência é feita a castração e recebe a medicação injetável. Ao final dos procedimentos os proprietários dos animais recebem toda a orientação para cuidar do animal”.

O Programa de Castração gratuita atende a uma Lei Municipal 853/2018, de autoria do prefeito Márcio Perpetuo Augusto e aprovada por todos os nove atuais vereadores.