28 de maio de 2021

Meio Ambiente arrecada 620 litros de óleo usado e entrega para destinação correta

O Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Marapoama, arrecadou e entregou para destinação correta, 620 litros de óleo de cozinha usado. A campanha para troca de óleo usado por novo que tem como objetivo, promover atitudes sustentáveis, conta com o apoio da empresa J R Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

O descarte do óleo de cozinha usado não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação dos mananciais aquáticos, do solo e da atmosfera. A campanha, ‘Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo’, tem o objetivo evitar o descarte incorreto, para isso, a cada 4 litros de óleo de cozinha usado entregue no Eco Ponto, situado na Prefeitura Municipal, é entregue uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.

Segundo o Setor de Meio Ambiente, uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo, a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, produção de farinha básica para ração animal e biodiesel.

O setor ressalta ainda, que em Marapoama a campanha de reaproveitamento do óleo é contínua, sendo assim, todo o óleo gerado nas residências devem ser acondicionados em garrafas plásticas e trocado no Eco Ponto situado na Prefeitura Municipal.