3 de março de 2023

Marapoama realiza mutirão de limpeza para o combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Prefeitura de Marapoama realizou na última semana, um mutirão de limpeza com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. As ações organizadas pela Prefeitura, através da Vigilância Epidemiológica, aconteceu nas ruas da cidade, prédios próprios, comércios, empresas, industrias e terrenos baldios.

De acordo com o prefeito Márcio Perpetuo Augusto, o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada. “As altas temperaturas e esse período de chuvas ajuda muito a larva do mosquito se proliferar, por isso a Vigilância Epidemiológica organizou o mutirão, mas pedimos que a população participe. A prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, disse Márcio, ao destacar que todas as casas da cidade vão continuar recebendo a visita dos agentes municipais de endemias, que fazem a inspeção dos imóveis e terrenos baldios recolhendo todo material que pode ser utilizado como criadouro do mosquito.

Medidas para combater a dengue

A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionando o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.