19 de novembro de 2021

Marapoama conquista recuperação de 6 quilômetros de estradas rurais através do Programa Melhor Caminho

O prefeito de Marapoama, Marcio Perpetuo Augusto, assinou no início desse mês de novembro, um convenio com o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, um convenio destinado a recuperação de 6 quilômetros de estradas rurais. As obras serão realizadas diretamente da CODASP – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, em cinco trechos de estradas de estradas rurais do município. O objetivo das ações é o de melhorar o escoamento da produção agropecuária. “Melhorar o escoamento da produção em Marapoama é garantir geração de mais empregos e renda” disse o prefeito, ao destacar que manter as estradas conservadas e em bom estado, também leva cidadania às pessoas que moram no campo e protegem o Meio Ambiente. “As melhorias vão além do tráfego, são também ambientais, pois promovem a captação e preservação das águas pluviais e o combate à erosão”.

O objetivo do programa não é só recuperar estradas rurais de terra, mas também melhorar a operacionalização, implantando práticas conservacionistas do solo e da água.

As ações incluem limpeza de materiais orgânicos; adequação da plataforma com adequação de tabules; melhorias na estrutura de drenagens de águas pluviais com lombadas, abaulamento do leito e canaletas laterais; melhorias na estrutura de armazenamento de águas pluviais com terraços e bacias de captação; melhorias na estrutura de drenagens correntes, com instalação de tubulação de fluxo transversal; melhorias nas estruturas de drenagens subsuperficiais, com instalação de drenos profundos e, tratamento primário do leito, com revestimento primário.