8 de julho de 2021

Máquinas e veículos da Prefeitura de Marapoama recebem selo de controle de poluição

Todos os veículos e máquinas movidos a óleo diesel pertencentes a Prefeitura de Marapoama, passaram na última semana, por um diagnóstico para receber o os Selos de Controle de Poluição Atmosférica. O trabalho, realizado pelo setor de Meio Ambiente, com apoio do Almoxarifado Municipal, é uma das diretivas do programa estadual Município Verde Azul.

Os veículos passaram por avaliação ambiental com uso da Escala de Ringelmann, para medir o grau de enegrecimento da emissão de fumaça preta. Nesse ano todos veículos apresentaram emissão de fumaça em conformidade com padrões legais e receberam o selo.

A atividade de controle da poluição atmosférica segue as determinações para minimizar as emissões de fumaça preta no município. “É preciso realizar ações e medidas para reduzir as emissões de poluentes e consequentemente preservar o meio ambiente”, declarou a chefe do Setor Municipal de Meio Ambiente, Sonia Cristina Dias Scaldelai, ao destacar que a fiscalização da emissão excessiva de fumaça preta, oriunda de máquinas e veículos automotores a óleo diesel anualmente. “A Prefeitura, através do setor de Meio Ambiente vai manter o registro destas avaliações efetivadas, constando as placas e número de identificação da frota, as datas das avaliações e das regulagens e os resultados obtidos”, explicou Sonia Scaldelai. E, completou, “O documento com o resultado destas avaliações também serão encaminhados anualmente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente”.

Escala de Ringelmann

É um cartão com disco impresso com um furo no meio em forma de pentágono dividido em cinco setores, cuja coloração varia do cinza claro ao preto. O setor cinza mais claro é chamado “20% de opacidade” ou “grau I” da Escola. A segunda, com cinza um pouco mais escuro é chamada de grau 2, com 40% de opacidade e assim sucessivamente até atingir a cor preta, considerado grau 5 com 100% de opacidade.