18 de janeiro de 2022

Crianças com comorbidades têm prioridade na vacinação contra Covid19


A vacinação de crianças contra covid-19 teve início na última sexta-feira, dia 14, em todo o estado de São Paulo. O início da campanha foi simbólico, com apenas oito crianças vacinadas. Como os imunizante chegaram no dia 13, no Brasil, só na tarde do mesmo dia, as doses começaram a ser distribuídas aos 645 municípios paulistas. Com isso, a vacinação infantil no estado teve início ontem em Marapoama e nos demais municípios do estado de São Paulo.

primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, específicos para crianças de 5 a 11 anos, chegou contendo 1,2 milhão de doses. Desse lote, que está sendo distribuído para todo o país, foram enviadas ao estado de São Paulo 234 mil doses.

Na primeira etapa de vacinação em São Paulo, terão prioridade crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências, indígenas e quilombolas.

“Com esse quantitativo que o Ministério da Saúde sinaliza encaminhar, nossa projeção é que a vacinação dessas 850 mil crianças se dê no período de 14 de janeiro até de 10 fevereiro. Dependendo da quantidade [de doses] que o ministério encaminhar, será possível a abertura por faixa etária a partir da segunda semana de fevereiro”, disse o secretário executivo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Eduardo Ribeiro.

A projeção pode ser antecipada se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a vacina da CoronaVac para crianças, produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório Sinovac. O governo de São Paulo já pediu autorização para uso dessa vacina em crianças com mais de 3 anos e espera que o pedido seja aprovado na nessa semana. Caso isso aconteça, São Paulo tem estoque suficiente dessa vacina para imunizar, em três semana, todas as crianças do estado.

Top