31 de maio de 2022

Brigadistas de Marapoama participam de curso de capacitação da Defesa Civil do Estado em Fernandópolis

Os brigadistas de Marapoama, Estevan Santo Meneguesso, Osmar Aparecido Carniel e Claudecir Benedito Castilho, servidores do Departamento de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Marapoama, participaram no último dia 19 de maio, quinta-feira, do curso de Operações Preparatória para Estiagem (OPE). A capacitação, iniciativa da coordenadoria estadual da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com as coordenadorias regionais e da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e das Prefeituras Municipal, tem o objetivo de fortalecer as Defesas Civis municipais, por meio dos treinamentos regionais de brigadistas.

Durante o curso, foram tratados assuntos teóricos e práticos, como, por exemplo, o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil e a elaboração de planos de contingência. O conteúdo das atividades englobou, em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Operação Corta Fogo, além de técnicas do Corpo de Bombeiros para a prevenção e combate a queimadas.

Vamos entrar em um período do ano em que o ar fica mais seco e mais propício aos incêndios. Os dados mostram que a maioria dessas ocorrências poderiam ser evitadas com atitudes simples. “A prevenção é a principal arma contra a ocorrência de incêndios nas cidades e para isso é importante que as pessoas e os colaboradores da Defesa Civil estejam preparados para enfrentar esse problema”, explicou os organizadores do curso de capacitação da Secretaria da Defesa Civil do Estado de São Paulo, ao destacar que é preciso mudar o hábito das pessoas. “Não é mais possível que tenhamos pessoas que coloquem fogo em folhagens e lixo. Além de proibido, faz mal ao meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso precisamos estar todos envolvidos para evitar os incêndios”.