Prefeitura utiliza triturador para dar destinação correta aos galhos de árvores

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, realizou um trabalho de trituração de galhos retirados da Praça da Matriz. Os trabalhos tem o objetivo de dar um destino correto aos troncos, galhos e folhas que seriam descartados em locais impróprios. "É importante ressaltar os benefícios ambientais do reaproveitamento desse material", comentou a encarregada pelo Setor de Meio Ambiente, Sonia Scaldelai, ao destacar que a trituração agiliza o processo de decomposição dos galhos que acaba sendo bem mais rápido do que o tradicional, fazendo o resíduo produzido a partir da trituração ser transformado em compostagem.

O triturador ajuda muito na redução do volume obtido com as podas fazendo a retirada mais rápida, evitando o acumulo de água entre os galhos e evitando a formação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue. Em conjunto com o triturador de galhos já está o caminhão de coleta para o transporte e a destino adequado. Com isso se resolve vários problemas ambientais. Antes os galhos eram depositados em qualquer local ou deixados no meio da rua sem nenhuma organização. Já o material triturado pode ser aplicado diretamente no solo, pois ajuda a manter a umidade, dificulta a germinação de plantas daninhas e com a sua decompostagem, transforma-se em adubo orgânico.