Após 23 dias sem registro de coronavírus, Marapoama volta a registrar caso positivo

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Marapoama, informou na última terça-feira, dia 01, através do Boletim Informativo, o registro de mais um novo caso confirmado de Coronavírus. O anúncio acontece 23 dias após o último registro, feito no dia 07 de novembro. Na ocasião, Marapoama tinha 94 casos confirmados da doença, pouco mais de 3% da população do município, se levado em consideração ao último senso do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

Apesar de Marapoama figurar como um dos município com menor percentual de casos de registrados em relação a população, o novo registro positivo de um caso de Coronavírus, colocou os profissionais de saúde em alerta.

Embora a decisão do governador João Doria de voltar o Estado de São Paulo inteiro para a Fase Amarela do Plano São Paulo, feita na última segunda-feira, dia 30, nada interferir em Marapoama e toda a região de São José do Rio Preto, que desde outubro está na Fase Amarela, sem avançar nos últimos 45 dias para a Fase Verde, a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, pede a colaboração de toda a população. "Vamos continuar tomando todas as medidas preventivas, fazendo os testes, higienizando as áreas de maior circulação de pessoas, disponibilizando atendimento médico e acompanhamento de saúde e dando bastante publicidade das medidas que devem ser tomadas pela população para evitar o contagio, como a necessidade de usar a máscara facial, manter as mãos higienizadas com água e sabão ou álcool, manter a distância de pelo menos um metro e meio nos locais públicos e comércios, evitar aglomerações e sair de casa somente quando necessário, mas é preciso que a população se conscientize que estamos começando a viver a segunda fase dessa Pandemia de Coronavírus", disse a coordenadora de Saúde, Vanessa Meneguesso, ao destacar que ainda não temos a confirmação de uma vacina. "Temos vários laboratórios com vacina em fase final de estudos, mas ainda não temos nenhuma vacina aprovada e quando tiver, vai demorar pelo menos mais um período para que a população possa estar imunizada, por isso, a nossa única opção é a prevenção".