Vigilância Epidemiológica Marapoama monitora quadros de síndrome gripal. Cidade não registrou nenhum

A Vigilância Epidemiológica de Marapoama está trabalhando no monitoramento de pacientes com Síndrome Gripal. Vale destacar que até o momento, o município é um dos poucos da região que não registrou nenhum caso confirmado de Coronavírus (Covid19). Os quatro casos de Síndrome Gripal mais grave foram encaminhados para o Hospital Padre Albino de Catanduva e após testes foram descartados para Coronavírus.

Segundo a enfermeira Claudia Bastreghi, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Marapoama, desde o início da Pandemia de Coronavírus no Brasil, os trabalhos em Marapoama foram direcionados para a orientação e o monitoramento de todos os pacientes que apresentam Síndrome Gripal. "Todos casos são monitorados diariamente. Os quatro mais graves foram encaminhados para Catanduva e felizmente após testes todos foram descartados, com tratamento realizado e já liberados para volta a vida normal".

Claudia ainda informou que na própria Unidade de Saúde de Marapoama foram coletados testes em amostras em três profissionais da saúde, mas que todos também foram descartados. "Além dos quatro pacientes que encaminhamos para Catanduva e testaram negativo, na nossa própria Unidade de Saúde foram realizado mais três testes e todos também testaram negativo", explicou a enfermeira, ao destacar que a Vigilância Epidemiológica, juntamente com a Coordenadoria de Saúde e com a Prefeitura Municipal, vem realizando todo o trabalho de orientação e monitoramento, mas que o principal é a população se conscientizar da necessidade de atender as medidas preventivas, usando máscaras de proteção, mantendo a distância de segurança e lavando ou higienizando as mãos constantemente.

Para finalizar, Claudia explicou que o significado de 'Monitoramento' nos Boletins Informativos divulgados pela Prefeitura de Marapoama são de pessoas com Síndrome Gripal que apenas passam a ser acompanhados pela Vigilância Epidemiológica em seus próprios domicílios. Ela lembrou hoje cinco pessoas estão sendo monitoradas e que que até o momento todos os demais que foram monitorados já voltaram a vida normal.