Adultos entre 55 e 59 anos e crianças até 5 anos já podem se vacinar contra a gripe

Apesar de já ter iniciado a segunda etapa da terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) na última segunda-feira, dia 18, a procura pela imunização dos adultos de 55 a 59 anos e crianças até 5 anos, ainda é pequena em Marapoama. Além dos adultos de 55 a 59 anos e crianças até 5 anos, essa segunda fase também inclui professores de escolas públicas e privadas.

De acordo com as informações da Vigilância Epidemiológica de Marapoama, na primeira fase com pessoas acima dos 60 anos e com comorbidade os resultados foram surpreendentes, com 100% de atendimento, o que não tem acontecido nessa segunda etapa. "É importante destacar que a campanha vai até o dia 5 de junho, mas é fundamental que as pessoas que ainda não foram imunizadas, procurem a Unidade de Saúde para receber a dose.  A vacinação é a única forma de se prevenir", disse a enfermeira Claudia Bastreghi, responsável pela Vigilância Epidemiológica.

Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), neste ano as etapas da campanha foram divididas em duas fases. A primeira tinha como público-alvo pessoas com deficiência, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e mães no pós-parto até 45 dias.

Claudia explica ainda que mesmo com a inclusão de novos públicos, as pessoas pertencentes as primeiras fases da campanha que não tomaram a sua dose podem procurar a Unidade Básicas de Saúde para se imunizar. "Esta vacina é totalmente segura e não causa gripe, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que garantem a devida proteção", enfatiza a enfermeira, ao lembrar que a vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas é fundamental para reduzir o número de pessoas com síndrome gripal e sintomas respiratórios nos próximos meses. "Além de proteger a população contra a Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de COVID-19, já que os sintomas da síndrome gripal e respiratórios são doenças semelhantes ao Coronavírus".